Contrato de opções.
O que é isso:
Um contrato de opções é um acordo entre um comprador e vendedor que dá ao comprador da opção o direito de comprar ou vender um determinado bem em uma data posterior a um preço acordado. Os contratos de opções são frequentemente utilizados em valores mobiliários, commodities e transações imobiliárias.
Como funciona (Exemplo):
Existem vários tipos de contratos de opções em transações financeiras. Uma opção negociada em bolsa, por exemplo, é um contrato padronizado que é resolvido através de uma câmara de compensação e está garantido. Essas opções negociadas em bolsa cobrem opções de ações, opções de commodities, opções de taxa de juros e taxas de juros, opções de índice e opções de futuros. Outro tipo de contrato de opção é uma opção over-the-counter, que é um comércio entre duas partes privadas. Isso pode incluir opções de taxa de juros, opções de taxa de câmbio e swaps (ou seja, negociação de taxas de juros de curto e curto prazo).
As principais características de uma opção negociada em bolsa, como um contrato de opções de compra, oferecem o direito de comprar 100 ações de um valor a um preço determinado por uma data definida. O contrato de opções cobra uma taxa baseada no mercado (chamada premium). O preço da ação listado no contrato é chamado de "preço de exercício. Ao mesmo tempo, um contrato de opções de venda concede ao comprador do contrato o direito de vender a ação a um preço de exercício em uma data específica. Em ambos os casos, se comprador do contrato de opções não atua na data designada, a opção expira.
Por exemplo, em um contrato de opções de compra simples, um trader pode esperar que o preço das ações da empresa XYZ suba para US $ 90 no próximo mês. O trader vê que ele pode comprar um contrato de opções da empresa XYZ por US $ 4,50 com um preço de exercício de US $ 75 por ação. O comerciante deve pagar o custo da opção (US $ 4,50 X 100 = US $ 450). O preço das ações começa a subir como esperado e estabiliza em US $ 100. Antes do prazo de validade no contrato de opções, o comerciante executa a opção de compra e compra as 100 ações da Companhia XYZ em US $ 75, o preço de exercício em seu contrato de opções. Ele paga US $ 7.500 pelo estoque. O comerciante pode então vender suas novas ações no mercado por US $ 10.000, fazendo um lucro de US $ 2.050 (US $ 2.500 menos US $ 450 para o contrato de opções).
Por que isso importa:
Os contratos de opções são uma ferramenta importante que oferece aos negociadores a oportunidade de proteger suas posições de ações. As opções permitem uma posição alavancada em um estoque, ao mesmo tempo em que reduzem o risco da compra total. Da mesma forma, no setor imobiliário, um contrato de opções pode permitir que um comprador garanta contratos de opções em várias parcelas antes de ter que executar a compra em uma única, garantindo que o comprador possa montá-las antes de seguir em frente.
Calculadoras mais populares.
BIBLIOTECA DE CONTEÚDO.
InvestingAnswers é o único guia de referência financeira que você precisará. Nossas ferramentas detalhadas dão milhões de pessoas em todo o mundo altamente detalhadas e explícitas respostas às suas questões financeiras mais importantes.
Nós fornecemos o dicionário financeiro mais abrangente e de alta qualidade do planeta, além de milhares de artigos, calculadoras úteis e respostas para questões financeiras comuns - todos com 100% de desconto.
Cada mês, mais de 1 milhão de visitantes em 223 países em todo o mundo vêm à InvestingAnswers como uma fonte confiável de informações valiosas.
Copyright © 2018. InvestingAnswers, Inc. Todos os direitos reservados.
opçõesXpress & raquo; Stocks, Opções e amp; Futuros.
Estratégias de opções de investimento e raquo; Long Call.
Imaginemos que você tenha uma forte sensação de que um estoque particular está prestes a se mover mais alto. Você pode comprar o estoque ou comprar "o direito de comprar o estoque", também conhecido como opção de compra.
Comprar uma ligação é semelhante ao conceito de locação financeira. Como um contrato de arrendamento, uma chamada oferece os benefícios de possuir um estoque, mas requer menos capital do que realmente comprar o estoque. Assim como um arrendamento tem um prazo fixo, uma chamada tem um prazo limitado e uma data de validade.
Vejamos uma opção de exemplo. A Microsoft (MSFT) está negociando em US $ 30, levaria US $ 30.000 para comprar 1000 ações do estoque. Em vez de comprar o estoque, você pode comprar uma "opção de compra" MSFT com um preço de exercício de 30 e um prazo de vencimento de 1 mês no futuro. Por exemplo, em maio, você poderia comprar 10 MSFT JUN 30 Calls por US $ 1,00. Esta transação permitirá que você participe do movimento ascendente do estoque, minimizando o risco negativo de comprar estoque.
Uma vez que cada contrato controla 100 ações, você comprou o direito de comprar 1000 ações da Microsoft Stock por US $ 30 por ação. O preço, $ 1.00, é cotizado por ação. Como tal, o custo deste contrato é de US $ 100 (US $ 1,00 x 100 partes x 10 contratos).
Se o estoque permanecer em menos de US $ 30 antes que as opções expirem, US $ 1.000 é o máximo que você pode perder. Por outro lado, se o estoque subir para US $ 40 no vencimento, as opções serão negociadas em torno de US $ 10 (preço atual: US $ 40 - preço de exercício: US $ 30). Assim, seu investimento de US $ 1.000 valerá US $ 10.000 (10 x 100 ações x 10 contratos).
Se o preço das ações aumentar, a opção oferece duas opções: venda ou exerça a chamada. Muitos investidores optam por vender, porque evita o desembolso de caixa substancial envolvido no exercício de sua opção de compra. No exemplo acima, para exercer, você pagaria US $ 30.000 ($ 30 x 1000 ações) para comprar o estoque quando você exercer as opções. A um preço de mercado de US $ 40, suas ações valeriam realmente US $ 40.000. Não incluindo comissões, você teria feito um lucro de US $ 9.000 em seu investimento de US $ 1.000 ($ 10.000 - $ 1.000).
Compare isso para vender as opções: você percebe o mesmo lucro sem gastar o dinheiro para comprar as ações. Com o estoque em US $ 40, as chamadas de 30 de junho valerão US $ 10 por contrato. Assim, cada contrato de opção teria um valor de $ 1.000 ($ 10 x 100 partes * 10 contratos). Não é um retorno ruim para um investimento de US $ 1.000!
O cenário descrito acima é um excelente exemplo da alavanca que as opções oferecem. Basta ver os retornos numa base percentual.
Como o gráfico acima demonstra, se você comprou 1000 ações no valor de US $ 30, você colocaria $ 30,000 em risco. Se você vendeu o estoque quando ele sobe para US $ 40, você faz US $ 10.000 em seu investimento de US $ 30.000, um retorno de 33,3%. Em contraste, investir $ 1.000 em opções de chamadas apenas coloca $ 1.000 em risco. Nesse caso, o retorno é de 900%.
Agora, vamos ver o que acontece quando o estoque cai.
Embora esse cenário pareça assustador numa base de porcentagem, quando você olha os números em bruto, é claramente relativo. Se o estoque cair, suas chamadas podem expirar sem valor, mas sua perda é limitada ao seu investimento inicial, neste caso $ 1.000. Em contrapartida, o acionista mantém uma perda de dólar muito maior de US $ 10.000. Quando você compara a desvantagem limitada e o potencial de vantagem ilimitado das opções de chamadas, é fácil ver por que eles são um investimento tão atraente para investidores otimistas.
Produtos de Corretagem: Não FDIC Segurado & middot; Sem garantia bancária e middot; Pode perder valor.
&cópia de; 2018 Charles Schwab & amp; Co., Inc, todos os direitos reservados. Membro SIPC.
Exemplo de contrato de opções de ações
PLANO DE INCENTIVO DE EQUIDADE 2012.
ACORDO DE OPÇÃO DE ACÇÃO.
Salvo definição em contrário, os termos em maiúsculas terão o significado estabelecido no Plano de Incentivo de Patrimônio de 2012 da WordLogic Corporation (o & quot; Plan & quot;).
1. NOTIFICAÇÃO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE AÇÕES
Você obteve uma opção para comprar ações ordinárias, sujeito aos termos e condições do Plano e deste Contrato de opção, da seguinte forma:
Nome do Optionee:
Número total de ações concedidas:
Opção de compra não estatutária.
Opção de opção de incentivo.
Preço de exercício por ação:
Vesting Commencement Date:
Esta opção pode ser exercida, no todo ou em parte, de acordo com o seguinte cronograma:
[___]% das Ações sujeitas à opção devem vir [__] meses após a Data de Início do Vencimento, e [__]% das Ações sujeitas à opção serão adquiridas cada [ano / trimestre / mês] posteriormente, sujeito à continua a ser um prestador de serviços em tais datas.
Esta opção pode ser exercida por três meses após a data de rescisão do optante, exceto que, se a Cessação do Serviço do Opcanteta for por Causa, esta opção terminará na Data de Rescisão. Após a morte ou deficiência do optante, esta opção pode ser exercida por 12 meses após a data de rescisão do optante. Os períodos especiais de rescisão são estabelecidos nas Seções 2.3 (B), 2.9 e 2.10 abaixo. Em nenhum caso, esta opção poderá ser exercida posteriormente ao prazo de prêmio / prazo de expiração fornecido abaixo.
Prazo de entrega / data de expiração:
2.1 Concessão de opção. O Administrador, por este meio, concede ao opcional designado no Aviso de Subsídio de Opção de Compra de Ações anexado como Parte I deste Contrato de Opção (o & quot; Optionee & quot;); uma opção (a opção & quot;) para comprar o número de Ações conforme estabelecido em a concessão de opção de compra de ações, ao preço de exercício por ação estabelecido na Notificação de Subsídio de Opção de Compra de Ações (o & quot; preço de exercício & quot;), sujeito aos termos e condições deste Contrato de Opção e do Plano. Esta Opção destina-se a ser uma Opção de Ações Não Estatutária (& quot; NSO & quot;) ou uma Opção de Ações de Incentivo (& quot; ISO & quot;), conforme previsto no Aviso de Outorga de Opção de Compra de Ações.
2.2 Exercício da Opção.
(A) Vesting / Direito ao Exercício. Esta Opção é exercível durante o prazo, de acordo com o Cronograma de Vencimento estabelecido na Seção 1 e as disposições aplicáveis deste Contrato de Opção e do Plano. Em nenhum caso, esta Opção se tornará exercível para ações adicionais após uma Rescisão de Serviço por qualquer motivo. Não obstante o que precede, esta Opção pode ser exercida integralmente se a Companhia estiver sujeita a uma Mudança no Controle antes da Rescisão do Serviço do Optometrista e, no prazo de 12 meses após a Mudança no Controle, o Opcional está sujeito a uma Rescisão do Serviço resultante de: (i a descarga involuntária da Optionee pela Companhia (ou o Afiliado que a emprega) por outras razões que não a Causa (definida abaixo), morte ou Incapacidade; ou (ii) renúncia da Optionee por Boa Razão (definida abaixo). Esta opção também pode tornar-se exercível de acordo com a Seção 2.11 abaixo.
O termo "Causa" significa (1) o roubo, desonestidade ou falsificação da Optionee de quaisquer documentos ou registros da Empresa ou de qualquer Afiliado; (2) o uso indevido ou a divulgação de informações confidenciais ou proprietárias da Companhia ou de qualquer Afiliado do Optionee, que resulte ou resultará em danos materiais à Companhia ou a qualquer Afiliado; (3) qualquer ação do Optionee que tenha um efeito prejudicial sobre a reputação ou negócios da Companhia ou de qualquer Afiliado; (4) o fracasso ou a incapacidade do Optionee de executar quaisquer tarefas razoáveis atribuídas após notificação por escrito da Companhia ou de um Afiliado, e uma oportunidade razoável para curar, tal falha ou incapacidade; (5) qualquer violação material pelo Optionee de qualquer contrato de emprego ou serviço entre o Optionee e a Companhia ou um Afiliado, cuja violação não seja curada de acordo com os termos desse contrato; (6) a condenação da Optionee (incluindo qualquer alegação de culpa ou nolo contendere) de qualquer ato criminoso que prejudique a capacidade da Optionee de desempenhar suas funções com a Empresa ou uma Afiliada; ou (7) violação de uma política material da Empresa. O termo "boa razão" significa, conforme determinado pelo Administrador: (A) uma alteração adversa relevante no título, estatura, autoridade ou responsabilidades do Titular da Opção com a Companhia (ou a afiliada que o emprega); (B) uma redução material no salário base da Optionee ou oportunidade de bônus anual; ou (C) recebimento de aviso de que o principal local de trabalho do Optionee será transferido por mais de 50 milhas.
(B) Método de exercício. Esta Opção é exercível ao entregar ao Administrador um "Aviso de Exercício" completamente executado ou por qualquer outro método aprovado pelo Administrador. O Aviso de Exercício deverá prever que o Titular do Opções seja eleito para exercer a Opção, o número de Ações em relação às quais a Opção está sendo exercida (as "Ações Exercizadas") e quaisquer outras representações e acordos que possam ser exigidos pelo Administrador . O pagamento do Preço de Exercício agregado total para todas as Ações Exercitas deve acompanhar o Aviso de Exercício. Esta Opção será considerada exercida após o recebimento pelo Administrador de tal Aviso de Exercício totalmente executado acompanhado de tal Preço de Exercício agregado. O Optionee é responsável por apresentar quaisquer relatórios de remessa ou outros registros de câmbio necessários para pagar o Preço de Exercício.
2.3 Limitação no exercício.
(A) A outorga desta Opção e a emissão de Ações mediante o exercício desta Opção estão sujeitas ao cumprimento de todas as Leis Aplicáveis. Esta Opção não pode ser exercida se a emissão de Ações após o exercício constitua uma violação de qualquer Lei Aplicável. Além disso, esta Opção não pode ser exercida a menos que (i) uma declaração de registro nos termos do Securities Act de 1933, conforme alterada (a "Lei de Valores Mobiliários") está em vigor no momento do exercício desta Opção com relação às Ações; ou (ii) na opinião de advogados da Companhia, as Ações que podem ser emitidas após o exercício desta Opção podem ser emitidas de acordo com os termos de uma isenção aplicável dos requisitos de registro do Securities Act. O Optionee é advertido de que, a menos que as condições acima sejam satisfeitas, o Optionee pode não ser capaz de exercer a Opção quando desejado, mesmo que a opção seja adquirida. Como uma condição adicional para o exercício desta Opção, a Companhia poderá exigir que o Optionee satisfaça todas as qualificações que sejam necessárias ou apropriadas, para comprovar conformidade com qualquer lei ou regulamento aplicável e para fazer qualquer representação ou garantia com respeito a isso, conforme possível solicitado pela Companhia. Quaisquer Ações emitidas serão "títulos restritos"; como esse termo é definido na Regra 144 do Securities Act, e terá uma legenda restritiva apropriada, a menos que esteja registrado sob o Securities Act. A Companhia não tem obrigação de registrar as Ações que podem ser emitidas após o exercício desta Opção.
(B) Período de rescisão especial. Se o exercício da Opção no último dia do período de rescisão estabelecido na Seção 1 for impedido pela operação do parágrafo (A) desta Cláusula 2.3, então esta Opção permanecerá exercível até 14 dias após a primeira data em que o parágrafo (A) não funciona para evitar o exercício da Opção.
2.4 Método de pagamento. O pagamento do Preço de Exercício agregado deve ser feito por qualquer um dos seguintes métodos; desde que, no entanto, o pagamento esteja em estrita conformidade com todos os procedimentos estabelecidos pelo Administrador:
(B) verificação ou transferência bancária;
(C) sujeito a quaisquer condições ou limitações estabelecidas pelo Administrador, outras Ações que tenham um Valor de Mercado Justo na data de entrega ou atestado igual ao Preço de Exercício agregado;
(D) a contraprestação recebida pela Companhia no âmbito de um programa de venda e remessa de caixa aceita pelo Administrador (os Diretores e Diretores não podem usar este procedimento se este procedimento violar a Seção 402 da Lei Sarbanes-Oxley de 2002, como alteradas);
(E) sujeito a quaisquer condições ou limitações estabelecidas pelo Administrador, retenção pela Companhia de tantas das Ações que de outra forma teriam sido entregues após o exercício da Opção, conforme o Valor de Mercado Justo na data de exercício igual ao exercício agregado preço de todas as Ações em que a Opção estiver sendo exercida, desde que a Opção seja restituída e cancelada em relação a tais Ações; ou.
(F) qualquer combinação dos métodos de pagamento anteriores.
2.5 Licença de ausência O Optometrista não deve incorrer em uma Rescisão de Serviço quando o Optionee for em uma ausência de boa-fé, se a licença foi aprovada pela Companhia (ou afiliado empregando-a) por escrito e se continuar a creditar o serviço é exigido pelos termos da licença ou pela lei aplicável. O Optionee incorrerá em uma Rescisão de Serviço quando a licença aprovada terminar, no entanto, a menos que a Optionee retorne imediatamente ao trabalho ativo.
Para fins de ISOs, nenhuma licença de ausência pode exceder três meses, a menos que o direito ao reempleamento após o vencimento da licença seja fornecido por lei ou contrato. Se o direito ao reempleamento não for fornecido por estatuto ou contrato, o Optativo será considerado como tendo incorrido em uma Rescisão do Serviço no primeiro dia imediatamente posterior a esse período de licença de três meses para fins de ISO e esta Opção deixará de ser tratada como um ISO e terminará após o vencimento do período de três meses que começa a data de conclusão da relação de trabalho.
2.6 Não Transferibilidade da Opção. Esta Opção não pode ser transferida de forma diferente da vontade ou pelas leis de descida e distribuição, e pode ser exercida durante a vida útil do Optionee somente pelo Optionee. Os termos deste Contrato de Opção e o Plano serão vinculantes para os executores, administradores, herdeiros, sucessores e cessionários da Optionee. Esta Opção não pode ser atribuída, prometida ou hipotecida pelo Optionee, seja por lei ou de outra forma, e não está sujeita a execução, apego ou processo similar. Não obstante o disposto acima, se esta Opção for designada como uma Opção de Compra de Ações Não Estatutária, o Administrador poderá, a seu exclusivo critério, permitir que a Optionee transfira esta Opção como um presente para um ou mais membros da família. Para fins deste Contrato de Opção, & quot; membro da família & quot; significa uma criança, um enteado, um neto, um pai, um padrasto, um avô, um cônjuge, um ex-cônjuge, um irmão, uma sobrinha, um sobrinho, uma sogra, um sogro, um genro, uma nora, um irmão em lei ou cunhada (incluindo relações de adopção), qualquer pessoa que compartilhe a casa do Opereele (que não seja um inquilino ou empregado), um trust em que um ou mais desses indivíduos tenham mais de 50% dos benefícios interesse, uma base em que o Optionee ou uma ou mais dessas pessoas controlam a administração de ativos e qualquer entidade em que o Optionee ou uma ou mais dessas pessoas possuam mais de 50% dos juros de voto. Não obstante o que precede, durante qualquer Período de Qualificação da Califórnia, esta Opção não pode ser transferida de forma diferente da vontade, pelas leis de descendência e distribuição, ou, se for designada como Opção de Ações Não Estatutária, conforme permitido pela Regra 701 de a Securities Act de 1933, conforme alterada, conforme o Administrador pode determinar a seu exclusivo critério.
2.7 Prazo da Opção. Esta Opção somente poderá ser exercida dentro do prazo estabelecido no Aviso de Outorga de Opção de Compra de Ações, podendo ser exercida durante tal prazo somente de acordo com este Contrato de Opção e com o Plano.
2.8 Obrigações Fiscais.
(A) Impostos retidos na fonte. O Optionee deve fazer os arranjos adequados com o Administrador para satisfação de todos os impostos de renda federais, estaduais, locais e estrangeiros aplicáveis, imposto sobre o emprego e quaisquer outros impostos devidos como resultado do exercício da Opção. Com o consentimento do Administrador, esses acordos podem incluir a retenção de Ações que de outra forma seriam emitidas para a Optionee de acordo com o exercício desta Opção. A Companhia pode se recusar a honrar o exercício e se recusar a entregar as Ações se esses valores de retenção não forem entregues no momento do exercício.
(B) Aviso de Disqualificação da Disposição de Ações ISO. Se a Opção é uma ISO, e se a Optionee vender ou alienar qualquer das Ações adquiridas de acordo com o exercício da ISO antes ou depois da (i) data de dois anos após a Data de Outorga, ou (ii) a data de um ano após a data do exercício, o Optativo deve notificar imediatamente o Administrador por escrito dessa disposição. O Optionee pode estar sujeito a retenção de imposto de renda pela Companhia sobre a receita de remuneração reconhecida pelo Optionee.
2.9 Período de Rescisão Especial se a Entidade sujeita à Seção 16 (b). Se uma venda dentro do prazo de rescisão aplicável estabelecido na Cláusula 1 de Ações adquiridas mediante o exercício desta Opção sujeitar a Opção a se enquadrar na Seção 16 (b) do Exchange Act, esta Opção permanecerá exercível até que ocorra o mais cedo possível de (i) o décimo dia seguinte à data em que uma venda de tais ações pela Optionee deixaria de estar sujeita a tal processo, (ii) o 190º dia após o término do Serviço da Opção, ou (iii) a Data de Expiração.
2.10 Período de rescisão especial se o Optionee estiver sujeito ao período de apagamento. A Companhia estabeleceu uma Política de Negociação de Insider (como tal política pode ser alterada de tempos em tempos, a "Política") relativa à negociação, enquanto possuir informações relevantes e não divulgadas. A Política proíbe que executivos, diretores, empregados e consultores da Companhia e suas subsidiárias negoceiem valores mobiliários da Companhia durante certos períodos de “Períodos de Blackout”. conforme descrito na Política. Se o último dia do período de rescisão estabelecido na Seção 1 for durante esse Período de Blecaute, esta Opção permanecerá exercível até 14 dias após a primeira data em que não houver mais um Período de Blecaute aplicável ao Optionee.
2.11 Mudança no controle. Após uma Mudança de Controle antes da Rescisão do Serviço do Optometralizado, a Opção será assumida ou uma opção ou direito equivalente substituído pela corporação sucessora ou por uma das partes ou subsidiárias da corporação sucessora. Se a corporação sucessora se recusar a assumir ou substituir a Opção, imediatamente antes e dependendo da consumação da Mudança no Controle, o Titular do Contrato será adquirido e terá o direito de exercer a Opção. Além disso, se a Opção se tornar totalmente adquirida e exercível em lugar de suposição ou substituição no caso de uma Alteração no Controle, o Administrador notificará a Optionee por escrito ou eletronicamente que a Opção será totalmente adquirida e exercível por um período determinado por o Administrador, a seu exclusivo critério, e a Opção será rescindida no vencimento desse período.
2.12 Restrições à revenda. O Optionee não deve vender nenhuma Ação em um momento em que a Lei Aplicável, as políticas da Companhia ou um acordo entre a Companhia e seus subscritores proíbam uma venda. Esta restrição deve ser aplicada desde que o Optionee seja um Provedor de Serviços e por esse período após a Rescisão do Serviço do Opcenele como o Administrador pode especificar.
2.13 Contrato de bloqueio. Em conexão com qualquer oferta pública subscrita de Ações feitas pela Companhia de acordo com uma declaração de registro arquivada na Lei de Valores Mobiliários, o Oferente não deve oferecer, vender, contratar para vender, penhorar, hipotecar, conceder qualquer opção para comprar ou fazer qualquer venda curta ou, de outra forma, alienar quaisquer Ações (incluindo, mas não se limitando a, Ações sujeitas a esta Opção) ou quaisquer direitos para adquirir Ações da Companhia por esse período que comece na data de arquivamento dessa declaração de registro com a Securities and Exchange Commission e final na época, conforme estabelecido pelos subscritores para tal oferta pública; desde que, no entanto, esse período termine no prazo máximo de 180 dias a partir da data efetiva dessa declaração de registro. A limitação anterior não se aplica a ações registradas para venda em tal oferta pública.
2.14 Contrato Integral; Lei Aplicável. Este Contrato de Opção e o Plano constituem o contrato integral entre as partes com relação ao objeto deste e substituem em sua totalidade todos os compromissos e contratos anteriores da Companhia e da Optionee com relação ao objeto deste, e não podem ser modificados interesse do Optionee, exceto por meio de um escrito assinado pela Companhia e Optionee. Este Contrato de Opção é regido pelas leis substantivas internas, mas não pela escolha das leis, de Nevada.
2.15 Nenhuma Garantia de Serviço Continuado. A aquisição da Opção de acordo com o Cronograma de Vesting é gerada apenas pela continuação como Provedor de Serviços à vontade da Companhia (e não pelo ato de ser contratado, sendo concedida uma Opção ou compra de Ações abaixo). Este Contrato de Opção, as transações contempladas a seguir e a Tabela de Vencimento aqui estabelecida não constituem uma promessa expressa ou implícita de continuar a ser contratada como Provedor de Serviços para o período de aquisição, por qualquer período ou não, e não deve interferir com o Opção direito ou o direito da Companhia de rescindir o relacionamento do Optionee como um Provedor de Serviços a qualquer momento, com ou sem Causa.
Com a assinatura do Optionee e a assinatura do representante da Companhia abaixo, o Oporté e a Companhia concordam que esta Opção é concedida de acordo com os termos e condições deste Contrato de Opção e do Plano. O Optativo revisou este Contrato de Opção e o Plano na sua totalidade, teve a oportunidade de obter o conselho de advogado antes de executar este Contrato de Opção e entende inteiramente todas as provisões deste Contrato de Opção e do Plano. O Optometrista concorda em aceitar como vinculante, conclusivo e final todas as decisões ou interpretações do Administrador sobre quaisquer questões relacionadas a este Contrato de Opção e ao Plano.
O Optionee concorda ainda que a Companhia pode entregar todos os documentos relativos ao Plano ou a esta Opção (incluindo os prospectos exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio) e todos os outros documentos que a Companhia deve entregar aos seus segurados ou ao Optativo (incluindo relatórios anuais, declarações de procuração e demonstrações financeiras), seja por e-mail ou por e-mail de um local do site onde esses documentos foram publicados. O Optionee pode, a qualquer momento (i) revogar este consentimento para entrega de e-mail desses documentos; (ii) atualizar o endereço de e-mail para entrega desses documentos; (iii) obter gratuitamente uma cópia em papel desses documentos, em cada caso, escrevendo a Companhia em 1130 West Pender Street, Suite 230, Vancouver, British Columbia, Canadá V6E 4A4. O Optionee pode solicitar uma cópia eletrônica de qualquer desses documentos solicitando uma cópia por escrito da Companhia. O Optionee entende que uma conta de e-mail e hardware e software apropriados, incluindo um computador ou telefone celular compatível e uma conexão com a Internet, serão necessários para acessar os documentos entregues por e-mail.
1130 West Pender Street, Suite 230.
Vancouver, Colúmbia Britânica.
Senhoras e senhores:
Por meio deste, exerço a Opção concedida em _______________, 2012, pela WORDLOGIC CORPORATION (the & # 147; Corporation & # 148;), sujeito a todos os termos e disposições do mesmo e do Plano de Incentivos de Patrimônio (the & # 147; Plan & # 148;), e notificá-lo do meu desejo de comprar ___ ações de incentivo e ___ ações não qualificadas de Ações Ordinárias da Corporação a um preço de $ ____ por ação de acordo com o exercício da Opção.
Exemplo de contrato de opções de ações
GILEAD SCIENCES, INC.
A. O optante é prestar serviços valiosos à Corporação (ou a uma Entidade Relacionada), e este Contrato é executado de acordo com, e destina-se a levar a cabo os objetivos do Plano em conexão com a concessão da Corporação de um opção para Optionee.
B. Todos os termos em maiúsculas deste Contrato terão o significado que lhes é atribuído no Apêndice em anexo.
AGORA, POR ISSO, a Corporação concede uma opção à Optionee nos seguintes termos e condições:
1. Concessão de opção. A Corporação concede à pessoa identificada no Anexo I (The & # 147; Optionee & # 148;) uma opção para comprar ações ordinárias no âmbito do Plano. A data em que esta opção é concedida (a & # 147; Data de concessão & # 148;), o número de ações ordinárias compráveis sob esta opção (as & # 147; Opção Ações & # 148;), o preço de exercício a pagar por (o & # 147; Preço de exercício & # 148;), o cronograma de aquisição de direitos aplicável pelo qual esta opção deve ser adquirida e tornar-se exercível de forma incremental para as Ações de opção (a & # 147; Vesting Schedule & # 148;) e a data a ser usada para medir o prazo máximo desta opção (a & # 147; Data de expiração & # 148;) também são indicados no Anexo I anexo deste Contrato. A opção é uma opção não estatutária sob as leis do imposto de renda federal dos EUA. Os demais termos e condições que regem esta opção serão os estabelecidos neste Acordo.
2. Prazo da Opção. O prazo desta opção terá início na Data da Subvenção e permanecerá em vigor até o encerramento dos negócios no último dia útil antes da Data de Expiração especificada no Anexo I, a menos que seja rescindido mais cedo de acordo com os Parágrafos 5 ou 6 abaixo.
3. Transferibilidade limitada.
(a) Esta opção pode ser atribuída, no todo ou em parte, durante a vida útil do Optionee a uma confiança viva. A parte designada só pode ser exercida pelo Living Trust. Os termos aplicáveis à parte designada serão os mesmos que aqueles em vigor para a opção imediatamente anterior a tal atribuição e serão estabelecidos em tais documentos a serem executados pela Optionee e pelo Living Trust, conforme a Corporação julgar apropriada.
(b) Exceto pela transferibilidade limitada prevista no parágrafo 3 (a), esta opção não será transferível nem cessível por parte do Titular de Opções, exceto pelo testamento ou as leis de herança após a morte do Titular de Opções e poderá ser exercida, durante o Optário e # 146; s tempo de vida, somente por Optionee. No entanto, a Optionee pode designar uma ou mais pessoas como beneficiário ou beneficiários desta opção preenchendo o formulário de Designação Universal de Beneficiários da Corporação e preenchendo o formulário preenchido com o Departamento de Recursos Humanos da Corporação. Se o Optionee arquivar tal formulário de Designação Universal de Beneficiários e morrer enquanto estiver segurando esta opção, então esta opção será automaticamente transferida para o designado.
beneficiário ou beneficiários. Esse beneficiário ou beneficiários devem tomar a opção transferida sujeita a todos os termos e condições deste Contrato, incluindo (sem limitação) o período de tempo limitado durante o qual esta opção pode, de acordo com o parágrafo 5 abaixo, ser exercida após a morte do Optativo " .
4. Datas do Exercício. Esta opção deve ser adquirida e tornar-se exercível para as Ações de Opção em uma série de parcelas de acordo com o Cronograma de Vencimento estabelecido no Anexo I anexado. À medida que a opção se torna passível de exercício para essas parcelas, essas parcelas devem ser acumuladas e a opção permanecerá pode ser exercitado para as parcelas acumuladas até o último dia útil antes da Data de Expiração ou qualquer término antecipado do prazo da opção nos Parágrafos 5 ou 6 abaixo.
5. Cessação do Serviço. O prazo de opção especificado no Parágrafo 2 acima será rescindido (e esta opção deixará de estar pendente) antes da Data de Expiração se qualquer uma das seguintes disposições se tornar aplicável:
(a) Exceto quando expressamente disposto nas alíneas (b) a (f) deste Parágrafo 5, se a Optionee deixar de permanecer em Serviço Contínuo por qualquer motivo enquanto esta opção estiver em aberto, a Optionee terá até o fechamento do negócio na último dia útil antes do vencimento do período de 3 (três) meses a contar da data da cessação do Serviço Contínuo durante o qual exercer esta opção para qualquer uma ou todas as Ações da Opção para as quais esta opção seja adquirida e exercível no hora da cessação do Serviço Contínuo do Optometrado, mas, em nenhum caso, esta opção poderá ser exercida a qualquer momento após o fechamento do negócio no último dia útil anterior à Data de Vencimento.
(b) Caso a Optionee cesse o Serviço Contínuo em razão de sua morte enquanto esta opção estiver em aberto, então esta opção poderá ser exercida, para qualquer uma ou todas as Ações da Opção para as quais esta opção seja adquirida e exercível no momento da Cessão do Serviço Contínuo, por (i) representante pessoal do patrimônio da Optionee ou (ii) a pessoa ou pessoas para quem a opção é transferida de acordo com a vontade da Optionee ou as leis do herança após a morte do Optionee. No entanto, se a Optionee morre enquanto mantém essa opção e tem uma designação de beneficiário efetiva em vigor para essa opção no momento de sua morte, o beneficiário ou beneficiários designados terão o direito exclusivo de exercer essa opção seguindo as opções da Optionee. morte. Qualquer direito de exercer essa opção expirará, e essa opção deixará de estar em vigor, no fechamento dos negócios no último dia útil anterior à (i) a expiração do período de 12 (doze) meses aferido de a data da morte da Optionee ou (ii) a Data de Expiração. Após o término de tal período de exercício limitado, esta opção será rescindida e deixará de estar em aberto para quaisquer Ações Opcionais exercíveis para as quais a opção não tenha sido exercida.
(c) Se a Opção cessar o Serviço Contínuo por motivo de Invalidez Permanente enquanto esta opção estiver em aberto, a Optionee terá até o encerramento dos negócios no último dia útil antes do vencimento do período de 12 (doze) meses a contar da data da cessação do Serviço Contínuo durante o qual para exercer esta opção para qualquer ou todas as Ações de opção para as quais esta opção é adquirida e exercitável no momento da cessação do Serviço Contínuo. Em nenhum caso, no entanto, essa opção poderá ser exercida a qualquer momento após o fechamento do negócio no último dia útil anterior à Data de Vencimento.
(d) Exceto se for de outra forma impedido pelas Leis Aplicáveis, deve (i) optar por cessar o Serviço Contínuo após a conclusão de pelo menos três (3) anos de Serviço Contínuo e (ii) a soma da idade atingida do Optário e os anos completos de O Serviço Contínuo no momento da cessação do serviço é igual ou superior a setenta (70) anos, então o Optionee deverá ter até o encerramento do negócio no último dia útil anterior ao término do período de trinta e seis (36) meses medido a partir de a data da cessação do Serviço Contínuo durante o qual é exercida esta opção para qualquer ou todas as Ações de Opção para as quais esta opção é adquirida e exercitável no momento da cessação do Serviço Contínuo. Em nenhum caso, no entanto, essa opção poderá ser exercida a qualquer momento após o fechamento do negócio no último dia útil anterior à Data de Vencimento.
(e) O período aplicável de exercicância pós-serviço em vigor de acordo com as disposições anteriores deste parágrafo 5 será automaticamente prorrogado por um período adicional de tempo igual a qualquer intervalo dentro desse período de exercício pós-serviço durante o qual o exercício de esta opção ou a venda imediata das Ações da Opção adquiridas sob esta opção não podem ser efetuadas em conformidade com as leis de títulos federais e estaduais aplicáveis, mas em nenhum caso tal extensão resultará na continuação desta opção além do fechamento do negócio no último dia. dia útil anterior à data de expiração.
(f) Se o Serviço Contínuo do Opção for rescindido por Causa, ou se Optionee se envolver em qualquer outra conduta, enquanto estiver em Serviço Contínuo ou após a cessação do Serviço Contínuo, isso é materialmente prejudicial para o negócio ou assuntos da Corporação (ou qualquer Entidade Relacionada), conforme determinado a critério exclusivo do Administrador, esta opção, independentemente de ser adquirida e exercitável no momento, terminará imediatamente e deixará de estar pendente.
(g) During the limited period of post-service exercisability provided under this Paragraph 5, this option may not be exercised in the aggregate for more than the number of Option Shares for which this option is at the time vested and exercisable. Except to the extent (if any) specifically authorized by the Administrator pursuant to an express written agreement with the Optionee, this option shall not vest or become exercisable for any additional Option Shares, whether pursuant to the normal Vesting Schedule set forth in attached Schedule I or the special vesting acceleration provisions of Paragraph 6 below, following Optionees cessation of Continuous Service. Upon the expiration of such limited exercise period or (if earlier) upon the close of business on the last business day prior to the Expiration Date, this option shall terminate and cease to be outstanding for any exercisable Option Shares for which the option has not otherwise been exercised.
6. Special Acceleration of Option .
(a) This option, to the extent outstanding at the time of an actual Change in Control but not otherwise fully exercisable, shall automatically accelerate so that this option shall, immediately prior to the effective date of such Change in Control, become exercisable for all of the Option Shares at the time subject to this option and may be exercised for any or all of those Option Shares as fully vested shares of Common Stock. However, this option shall not become exercisable on such an accelerated basis if and to the extent: (i) this.
option is to be assumed by the successor corporation (or parent thereof) or is otherwise to continue in full force and effect pursuant to the terms of the Change in Control transaction, (ii) this option is to be replaced with an economically-equivalent substitute award or (iii) this option is to be replaced with a cash retention program of the successor corporation which preserves the spread existing at the time of the Change in Control on any Option Shares for which this option is not otherwise at that time vested and exercisable (the excess of the Fair Market Value of those Option Shares over the aggregate Exercise Price payable for such shares) and provides for the subsequent vesting and concurrent payout of that spread in accordance with the same Vesting Schedule for those Option Shares as set forth in attached Schedule I.
(b) Immediately following the consummation of the Change in Control, this option shall terminate and cease to be outstanding, except to the extent assumed by the successor corporation (or parent thereof) or otherwise continued in effect pursuant to the terms of the Change in Control transaction.
(c) If this option is assumed in connection with a Change in Control or otherwise continued in effect, then this option shall be appropriately adjusted, immediately after such Change in Control, to apply to the number and class of securities into which the shares of Common Stock subject to this option would have been converted in consummation of such Change in Control had those shares actually been outstanding at the time. Appropriate adjustments shall also be made to the Exercise Price, provided the aggregate Exercise Price shall remain the same. To the extent the actual holders of the Corporations outstanding Common Stock receive cash consideration for their Common Stock in consummation of the Change in Control, the successor corporation may, in connection with the assumption or continuation of this option but subject to the Administrators approval, substitute one or more shares of its own common stock with a fair market value equivalent to the cash consideration paid per share of Common Stock in such Change in Control, provided such common stock is readily tradable on an established U. S. securities exchange or market.
(d) If this option is assumed or otherwise continued in effect in connection with a Change in Control or replaced with an economically-equivalent award or a cash retention program in accordance with Paragraph 6(a) above, then:
(i) the option (or such economically equivalent award) shall vest and become immediately exercisable for all of the Option Shares or other securities at the time subject to the option (or such award) and may, within the applicable exercise period under Paragraph 5, be exercised for any or all of those Option Shares or other securities as fully vested shares or securities, or.
(ii) the balance credited to Optionee under any cash retention program established pursuant to Paragraph 6(a) shall immediately be paid to Optionee in a lump sum, subject to the Corporations collection of all applicable Withholding Taxes;
if, within the period beginning with the execution date of the definitive agreement for the Change in Control transaction and ending with the earlier of (i) the termination of that definitive agreement without the consummation of such Change in Control or (ii) the expiration of the.
Applicable Acceleration Period following the consummation of such Change in Control, Optionees Continuous Service terminates due to an involuntary termination (other than for death or Permanent Disability) without Cause or a voluntary termination by Optionee due to Constructive Termination.
(e) This Agreement shall not in any way affect the right of the Corporation to adjust, reclassify, reorganize or otherwise change its capital or business structure or to merge, consolidate, dissolve, liquidate or sell or transfer all or any part of its business or assets.
7. Adjustment in Option Shares . Should any change be made to the Common Stock by reason of any stock split, stock dividend, recapitalization, combination of shares, exchange of shares, spin-off transaction, or other change affecting the outstanding Common Stock as a class without the Corporations receipt of consideration, or should the value of outstanding shares of Common Stock be substantially reduced as a result of a spin-off transaction or an extraordinary dividend or distribution, or should there occur any merger, consolidation or other reorganization, then equitable and proportional adjustments shall be made by the Administrator to (i) the total number and/or class of securities subject to this option and (ii) the Exercise Price. The adjustments shall be made in such manner as the Administrator deems appropriate in order to reflect such change and thereby prevent the dilution or enlargement of benefits hereunder, and those adjustments shall be final, binding and conclusive upon Optionee and any other person or persons having an interest in the option. In the event of any Change in Control transaction, the adjustment provisions of Paragraph 6(c) above shall be controlling.
8. Stockholder Rights . The holder of this option shall not have any stockholder rights with respect to the Option Shares until such person shall have exercised the option, paid the Exercise Price and become a holder of record of the purchased shares.
9. Manner of Exercising Option .
(a) In order to exercise this option with respect to all or any part of the Option Shares for which this option is at the time exercisable, Optionee (or any other person or persons exercising the option) must take the following actions:
(i) Execute and deliver to the Corporation a Notice of Exercise as to the Option Shares for which the option is exercised or comply with such other procedures as the Corporation may establish for notifying the Corporation, either directly or through an on-line internet transaction with a brokerage firm authorized by the Corporation to effect such option exercises, of the exercise of this option for one or more Option Shares. Copies of the Notice of Exercise may be obtained from the Corporations intranet at gnet/finance/doc/noe. doc.
(ii) Pay the aggregate Exercise Price for the purchased shares in one or more of the following forms:
(A) cash or check made payable to the Corporation; ou.
(B) through a special sale and remittance procedure pursuant to which Optionee (or any other person or persons exercising the option) shall concurrently provide irrevocable instructions (i) to a brokerage firm (reasonably satisfactory to the Corporation for purposes of administering such procedure in accordance with the Corporations pre-clearance/pre-notification policies) to effect the immediate sale of all or a sufficient portion of the purchased shares so that such brokerage firm can remit to the Corporation, on the settlement date, sufficient funds out of the resulting sale proceeds to cover the aggregate Exercise Price payable for all the purchased shares plus all applicable Withholding Taxes and (ii) to the Corporation to deliver the certificates for the purchased shares directly to such brokerage firm on such settlement date.
Except to the extent the sale and remittance procedure is utilized in connection with the option exercise, payment of the Exercise Price must accompany the Notice of Exercise (or other notification procedure) delivered to the Corporation in connection with the option exercise.
(iii) Furnish to the Corporation appropriate documentation that the person or persons exercising the option (if other than Optionee) have the right to exercise this option.
(iv) Make appropriate arrangements with the Corporation (or Parent or Subsidiary employing or retaining Optionee) for the satisfaction of all applicable Withholding Taxes.
(b) As soon as practical after the Exercise Date, the Corporation shall issue to or on behalf of Optionee (or any other person or persons exercising this option) a certificate for the purchased Option Shares (either in paper or electronic form), with the appropriate legends affixed thereto.
(c) In no event may this option be exercised for any fractional shares.
10. Compliance with Laws and Regulations .
(a) The exercise of this option and the issuance of the Option Shares upon such exercise shall be subject to compliance by the Corporation and Optionee with all Applicable Laws relating thereto.
(b) The inability of the Corporation to obtain approval from any regulatory body having authority deemed by the Corporation to be necessary to the lawful issuance and sale of any Common Stock pursuant to this option shall relieve the Corporation of.
any liability with respect to the non-issuance or sale of the Common Stock as to which such approval shall not have been obtained. The Corporation, however, shall use its best efforts to obtain all such approvals.
11. Successors and Assigns . Except to the extent otherwise provided in Paragraphs 3 and 6 above, the provisions of this Agreement shall inure to the benefit of and be binding upon the Corporation and its successors and assigns and Optionee, Optionees assigns, the legal representatives, heirs and legatees of Optionees estate and any beneficiaries of this option designated by Optionee.
12. Notices . Any notice required to be given or delivered to the Corporation under the terms of this Agreement shall be in writing and addressed to the Corporation at its principal corporate offices. Any notice required to be given or delivered to Optionee shall be in writing and addressed to Optionee at the most current address then indicated for Optionee on the Corporations employee records or shall be delivered electronically to Optionee through the Corporations electronic mail system or through an on-line brokerage firm authorized by the Corporation to effect option exercises through the internet. All notices shall be deemed effective upon personal delivery or delivery through the Corporations electronic mail system or upon deposit in the U. S. mail, postage prepaid and properly addressed to the party to be notified.
13. Construction . This Agreement and the option evidenced hereby are made and granted pursuant to the Plan and are in all respects limited by and subject to the terms of the Plan. In the event of any conflict between the provisions of this Agreement and the terms of the Plan, the terms of the Plan shall be controlling. All decisions of the Administrator with respect to any question or issue arising under the Plan or this Agreement shall be conclusive and binding on all persons having an interest in this option.
14. Governing Law . The interpretation, performance and enforcement of this Agreement shall be governed by the laws of the State of California without resort to Californias conflict-of-laws rules.
15. Excess Shares . If the Option Shares covered by this Agreement exceed, as of the Grant Date, the number of shares of Common Stock which may without stockholder approval be issued under the Plan, then this option shall be void with respect to those excess shares, unless stockholder approval of an amendment sufficiently increasing the number of shares of Common Stock issuable under the Plan is obtained in accordance with the provisions of the Plan. In no event shall the option be exercisable with respect to any of the excess Option Shares unless and until such stockholder approval is obtained.
16. Leaves of Absence . The following provisions shall govern leaves of absence, except to the extent the application of such provisions to Optionee would contravene Applicable Laws.
(a) For purposes of this Agreement, Optionees Continuous Service shall not be deemed to cease during any period for which Optionee is on a military leave, sick leave or other personal leave approved by the Corporation. However, Optionee shall not receive any Continuous Service credit, for purposes of vesting in this option and the Option Shares.
pursuant to the Vesting Schedule set forth in attached Schedule I, for any period of such leave of absence, except to the extent otherwise required by law or pursuant to the following policy:
- Optionee shall receive Continuous Service credit for such vesting purposes for (i) the first three (3) months of an approved personal leave of absence or (ii) the first seven (7) months of any bona fide leave of absence (other than an approved personal leave), but in no event beyond the expiration date of such leave of absence.
(b) In no event shall Optionee be deemed to remain in Continuous Service at any time after the earlier of (i) the expiration date of his or her leave of absence, unless Optionee returns to active Continuous Service on or before that date, or (ii) the date Optionees Continuous Service actually terminates by reason of his or her voluntary or involuntary termination or by reason of his or her death or disability.
17. Employment at Will . Nothing in this Agreement or in the Plan shall confer upon Optionee any right to remain in Employee status for any period of specific duration or interfere with or otherwise restrict in any way the rights of the Corporation (or any Related Entity employing Optionee) or of Optionee, which rights are hereby expressly reserved by each, to terminate Optionees Employee status at any time for any reason, with or without Cause.
18. Plan Prospectus . The official prospectus for the Plan is available on the Corporations intranet at: gnet/HR/stocks_new. asp . Optionee may also obtain a printed copy of the prospectus by contacting Stock Administration either through the internet at stockadministrationgilead or by telephoning 650-522-5517.
19. Optionee Acceptance . Optionee must accept the terms and conditions of this Agreement either electronically through the electronic acceptance procedure established by the Corporation or through a written acceptance delivered to the Corporation in a form satisfactory to the Corporation. In no event shall this option be exercised in the absence of such acceptance.
IN WITNESS WHEREOF, Gilead Sciences, Inc. has caused this Agreement to be executed on its behalf by its duly-authorized officer on the day and year first indicated above.
The following definitions shall be in effect under the Agreement:
A. Administrator shall mean the Compensation Committee of the Board (or a subcommittee thereof) acting in its capacity as administrator of the Plan.
B. Agreement shall mean this Stock Option Agreement.
C. Applicable Acceleration Period shall have the meaning assigned to such term in Section 2(b) of the Plan and shall be determined on the basis of Optionees status on the Grant Date.
D. Applicable Laws shall mean the legal requirements related to the Plan and the option under applicable provisions of the federal securities laws, state corporate and state securities laws, the Code, the rules of any applicable Stock Exchange on which the Common Stock is listed for trading, and the rules of any non-U. S. jurisdiction applicable to options granted to residents therein.
E. Board shall mean the Corporations Board of Directors.
F. Cause shall, for purposes of Paragraph 5 of the Agreement, mean the termination of Optionees Continuous Service as a result of Optionees (i) performance of any act, or failure to perform any act, in bad faith and to the detriment of the Corporation or a Related Entity; (ii) dishonesty, intentional misconduct, material violation of any applicable Corporation or Related Entity policy, or material breach of any agreement with the Corporation or a Related Entity; or (iii) commission of a crime involving dishonesty, breach of trust, or physical or emotional harm to any person. However, for purposes of Paragraph 6(d) of the Agreement, Cause shall mean the termination of Optionees Continuous Service as a result of Optionees (a) conviction of, a guilty plea with respect to, or a plea of nolo contendere to, a charge that Optionee has committed a felony under the laws of the United States or of any State or a crime involving moral turpitude, including (without limitation) fraud, theft, embezzlement or any crime that results in or is intended to result in personal enrichment to Optionee at the expense of the Corporation or a Related Entity; (b) material breach of any agreement entered into between Optionee and the Corporation or a Related Entity that impairs the Corporations or the Related Entitys interest therein; (c) willful misconduct, significant failure to perform his or her duties or gross neglect of his or her duties; or (d) engagement in any activity that constitutes a material conflict of interest with the Corporation or a Related Entity.
G. Change in Control shall mean a change in ownership or control of the Corporation effected through any of the following transactions:
(i) a merger, consolidation or other reorganization approved by the Corporations stockholders, unless securities representing more than fifty percent (50%) of the total combined voting power of the voting securities of the.
successor corporation are immediately thereafter beneficially owned, directly or indirectly and in substantially the same proportion, by the persons who beneficially owned the Corporations outstanding voting securities immediately prior to such transaction;
(ii) a sale, transfer or other disposition of all or substantially all of the Corporations assets;
(iii) the closing of any transaction or series of related transactions pursuant to which any person or any group of persons comprising a group within the meaning of Rule 13d-5(b)(1) of the 1934 Act (other than the Corporation or a person that, prior to such transaction or series of related transactions, directly or indirectly controls, is controlled by or is under common control with the Corporation) becomes directly or indirectly (whether as a result of a single acquisition or by reason of one or more acquisitions within the twelve - (12) month period ending with the most recent acquisition) the beneficial owner (within the meaning of Rule 13d-3 of the 1934 Act) of securities possessing (or convertible into or exercisable for securities possessing) more than fifty percent (50%) of the total combined voting power of the Corporations outstanding securities (as measured in terms of the power to vote with respect to the election of Board members) outstanding immediately after the consummation of such transaction or series of related transactions, whether such transaction involves a direct issuance from the Corporation or th e acquisition of outstanding securities held by one or more of the Corporations existing stockholders; ou.
(iv) a change in the composition of the Board over a period of twelve (12) consecutive months or less such that a majority of the Board members ceases, by reason of one or more contested elections for Board membership, to be comprised of individuals who either (a) have been Board members continuously since the beginning of such period or (b) have been elected or nominated for election as Board members during such period by at least a majority of the Board members described in clause (A) above who were still in office at the time the Board approved such election or nomination.
In no event, however, shall a Change in Control be deemed to occur upon a merger, consolidation or other reorganization effected primarily to change the State of the Corporations incorporation or to create a holding company structure pursuant to which the Corporation becomes a wholly-owned subsidiary of an entity whose outstanding voting securities immediately after its formation are beneficially owned, directly or indirectly, and in substantially the same proportion, by the persons who beneficially owned the Corporations outstanding voting securities immediately prior to the formation of such entity.
H. Code shall mean the Internal Revenue Code of 1986, as amended.
I. Common Stock shall mean shares of the Corporations common stock.
J. Constructive Termination shall have the meaning assigned to such term in Section 11(d) of the Plan.
K. Consultant shall mean any person, including an advisor, who is compensated by the Corporation or any Related Entity for services performed as a non-employee consultant; provided, however, that the term Consultant shall not include non-employee Directors serving in their capacity as Board members. The term Consultant shall include a member of the board of directors of a Related Entity.
L. Continuous Service shall mean the performance of services for the Corporation or a Related Entity (whether now existing or subsequently established) by a person in the capacity of an Employee, Director or Consultant. For purposes of this Agreement, Optionee shall be deemed to cease Continuous Service immediately upon the occurrence of either of the following events: (i) Optionee no longer performs services in any of the foregoing capacities for the Corporation or any Related Entity or (ii) the entity for which Optionee is performing such services ceases to remain a Related Entity of the Corporation, even though Optionee may subsequently continue to perform services for that entity. In jurisdictions requiring notice in advance of an effective termination of Optionees service as an Employee, Director or Consultant, Continuous Service shall be deemed terminated upon the actual cessation of such service to the Corporation or a Related Entity notwithstanding any required notice period that must be fulfilled before Optionees termination as an Employee, Director or Consultant can be effective under Applicable Laws.
M. Corporation shall mean Gilead Sciences, Inc., a Delaware corporation, and any successor corporation to all or substantially all of the assets or voting stock of Gilead Sciences, Inc. which shall by appropriate action adopt the Plan.
N. Director shall mean a member of the Board.
O. Employee shall mean an individual who is in the employ of the Corporation (or any Related Entity), subject to the control and direction of the employer entity as to both the work to be performed and the manner and method of performance.
P. Exercise Date shall mean the date on which the option shall have been exercised in accordance with Paragraph 9 of the Agreement.
Q. Exercise Price shall mean the exercise price payable per Option Share as specified in attached Schedule I.
R. Expiration Date shall mean the date specified on attached Schedule I for measuring the maximum term for which the option may remain outstanding.
S. Fair Market Value per share of Common Stock on any relevant date shall be the closing price per share of Common Stock (or the closing bid, if no sales were reported) on that date, as quoted on the Stock Exchange that is at the time serving as the primary trading market for the Common Stock; provided, however, that if there no reported closing price or.
closing bid for that date, then the closing price or closing bid, as applicable, for the last trading date on which such closing price or closing bid was quoted shall be determinative of such Fair Market Value. The applicable quoted price shall be as reported in The Wall Street Journal or such other source as the Administrator deems reliable.
T. Grant Date shall mean the date on which the option is granted, as specified on attached Schedule I.
U. Living Trust shall mean a revocable living trust established by Optionee or by Optionee and his or her spouse of which Optionee is the sole trustee (or sole co-trustee with his or her spouse) and sole beneficiary (or sole co-beneficiary with his or her spouse) during Optionees lifetime.
V. 1934 Act shall mean the Securities Exchange Act of 1934, as amended from time to time.
W. Non-Statutory Option shall mean an option not intended to satisfy the requirements of Code Section 422.
X. Notice of Exercise shall mean the notice of option exercise in the form authorized by the Corporation.
Y. Option Shares shall mean the number of shares of Common Stock subject to the option as specified in attached Schedule I.
Z. Optionee shall mean the person identified in attached Schedule I to whom the option is granted pursuant to the Agreement.
AA. Parent shall mean a parent corporation, whether now existing or hereafter established, as defined in Section 424(e) of the Code.
BB. Permanent Disability shall mean the inability of Optionee to engage in any substantial gainful activity by reason of any medically determinable physical or mental impairment which is expected to result in death or to be of continuous duration of twelve (12) months or more.
CC. Plan shall mean the Corporations 2004 Equity Incentive Plan, as amended from time to time.
DD. Related Entity shall mean (i) any Parent or Subsidiary of the Corporation and (ii) any corporation in an unbroken chain of corporations beginning with the Corporation and ending with the corporation in the chain for which Optionee provides services as an Employee, Director or Consultant, provided each corporation in such chain owns securities representing at least twenty percent (20%) of the total outstanding voting power of the outstanding securities of another corporation or entity in such chain and there is a legitimate non-tax business purpose for making this option grant to Optionee.
EE. Stock Exchange shall mean the American Stock Exchange, the Nasdaq Global or Global Select Market or the New York Stock Exchange.
FF. Subsidiary shall mean a subsidiary corporation, whether now existing or hereafter established, as defined in Section 424(f) of the Code.
GG. Vesting Schedule shall mean the schedule set forth in attached Schedule I, pursuant to which the option is to vest and become exercisable for the Option Shares in a series of installments over Optionees period of Continuous Service.
HH. Withholding Taxes shall mean the federal, state, local and/or foreign income taxes and the employee portion of the federal, state, local and/or foreign employment taxes required to be withheld by the Corporation in connection with the exercise of the option.
OPTION GRANT SPECIFICS.
Total Number of Option Shares: «SHARES_GRANTED»
The option will vest and become exercisable for the number of Option Shares noted on the first line above on the first anniversary of the Grant Date, as noted by the date listed under Full Vest Date. With respect to each subsequent line, the option will vest and become exercisable for the listed Option Shares in equal quarterly installments, beginning one quarter after the Full Vest Date on the previous line and ending on the corresponding Full Vest Date for the listed Option Shares at issue. Fractional shares will be rounded down to the nearest whole number.
Opções básicas: como as opções funcionam.
Os contratos de opções são essencialmente as probabilidades de preços de eventos futuros. Quanto mais provável é que ocorra algo, mais caro uma opção seria os lucros desse evento. Essa é a chave para entender o valor relativo das opções.
Tomemos como exemplo genérico uma opção de compra na International Business Machines Corp. (IBM) com um preço de exercício de US $ 200; A IBM atualmente comercializa US $ 175 e expira em 3 meses. Lembre-se, a opção de compra oferece o direito, mas não a obrigação, de comprar ações da IBM em US $ 200 em qualquer ponto dos próximos 3 meses. Se o preço da IBM sobe acima de US $ 200, então você "ganha". Não importa que não conheçamos o preço desta opção por enquanto - o que podemos dizer com certeza, é a mesma opção que expira não em 3 meses, mas em 1 mês custará menos porque as chances de qualquer coisa ocorrer dentro de um intervalo mais curto são menores. Da mesma forma, a mesma opção que expira em um ano custará mais. É também por isso que as opções experimentam decadência no tempo: a mesma opção valerá menos amanhã do que hoje se o preço do estoque não se mover.
Voltando ao nosso prazo de 3 meses, outro fator que aumentará a probabilidade de você "ganhar" é se o preço das ações da IBM se eleva mais perto de US $ 200 - quanto mais próximo do preço do estoque para a greve, mais provável será o evento acontecerá. Assim, à medida que o preço do activo subjacente aumenta, o preço do prémio da opção de compra também aumentará. Alternativamente, à medida que o preço diminui - e a diferença entre o preço de exercício e os preços dos ativos subjacentes se amplia - a opção custará menos. Ao longo de uma linha similar, se o preço das ações da IBM permanecer em US $ 175, a chamada com um preço de exercício de US $ 190 valerá mais do que a chamada de $ 200 - já que, novamente, as chances de o evento de $ 190 acontecer é maior que US $ 200.
Existe um outro fator que pode aumentar as chances de que o evento que queremos acontecer ocorrerá - se a volatilidade do subjacente aumentar. Algo que tem maiores elevações de preços - tanto para cima como para baixo - aumentará as chances de um evento acontecer. Portanto, quanto maior a volatilidade, maior o preço da opção. A negociação de opções e a volatilidade estão intrinsecamente ligadas entre si desta forma.
Com isso em mente, consideremos um exemplo hipotético. Digamos que, em 1º de maio, o preço das ações da Cory's Tequila Co. (CTQ) é de US $ 67 e o prêmio (custo) é de US $ 3,15 para uma Chamada de 70 de julho, o que indica que o vencimento é a terceira sexta-feira de julho eo preço de exercício é $ 70. O preço total do contrato foi de $ 3.15 x 100 = $ 315. Na realidade, você também deve ter em conta as comissões, mas as ignoraremos para esse exemplo. Na maioria das bolsas dos EUA, um contrato de opção de compra de ações é a opção de comprar ou vender 100 ações; É por isso que você deve multiplicar o contrato por 100 para obter o preço total. O preço de exercício de US $ 70 significa que o preço das ações deve subir acima de US $ 70 antes que a opção de compra valha qualquer coisa; Além disso, como o contrato é de US $ 3,15 por ação, o preço de compensação seria de US $ 73,15.
Três semanas depois, o preço das ações é de US $ 78. O contrato de opções aumentou juntamente com o preço das ações e agora vale US $ 8,25 x 100 = US $ 825. Subtrair o que você pagou pelo contrato e seu lucro é ($ 8.25 - $ 3.15) x 100 = $ 510. Você quase dobrou nosso dinheiro em apenas três semanas! Você pode vender suas opções, que é chamado de "fechar sua posição", e tirar seus lucros - a menos que, é claro, você acha que o preço das ações continuará a subir. Por causa deste exemplo, digamos que o deixamos montar.
Até o prazo de validade, o preço da CTQ cai para US $ 62. Porque isso é menor que o preço de exercício de US $ 70 e não há tempo restante, o contrato de opção é inútil. Agora, estamos com o custo premium original de US $ 315.
Para recapitular, aqui está o que aconteceu com nosso investimento em opções:
Até agora, falamos sobre opções como o direito de comprar ou vender (exercer) o bem subjacente. Isso é verdade, mas, na realidade, a maioria das opções não é realmente exercida. No nosso exemplo, você poderia ganhar dinheiro exercitando em US $ 70 e depois vendendo o estoque de volta no mercado em US $ 78 para um lucro de US $ 8 por ação. Você também pode manter o estoque, sabendo que você conseguiu comprá-lo com desconto no valor presente. No entanto, a maioria dos detentores de tempo optam por tomar seus lucros através da negociação (encerramento) de sua posição. Isso significa que os detentores vendem suas opções no mercado, e os escritores compram suas posições de volta ao fechamento. De acordo com o CBOE, apenas cerca de 10% das opções são exercidas, 60% são negociadas (fechadas) e 30% expiram sem valor.
Neste ponto, vale a pena explicar mais sobre o preço das opções. No nosso exemplo, o prémio (preço) da opção foi de $ 3.15 a $ 8.25. Essas flutuações podem ser explicadas pelo valor intrínseco e pelo valor extrínseco, também conhecido como valor do tempo. O prémio de uma opção é a combinação de seu valor intrínseco e seu valor de tempo. O valor intrínseco é o montante em dinheiro, que, para uma opção de compra, significa que o preço da ação é igual ao preço de exercício. O valor do tempo representa a possibilidade de a opção aumentar de valor. Consulte o início desta seção do turorial: quanto mais provável ocorrer um evento, mais caro a opção. Este é o valor extrínseco, ou de tempo. Então, o preço da opção em nosso exemplo pode ser considerado como o seguinte:
Nas opções da vida real quase sempre trocam em algum nível acima do seu valor intrínseco, porque a probabilidade de ocorrência de um evento nunca é absolutamente zero, mesmo que seja altamente improvável. Se você está se perguntando, nós simplesmente escolhemos os números desse exemplo fora do ar para demonstrar como as opções funcionam.
Uma breve palavra sobre o preço das opções. Como já vimos, o preço relativo de uma opção tem a ver com as chances de que um evento aconteça. Mas, para colocar um preço absoluto em uma opção, um modelo de precificação deve ser usado. O modelo mais conhecido é o modelo Black-Scholes-Merton, que foi derivado na década de 1970, e para o qual o prêmio Nobel de economia foi premiado. Desde então surgiram outros modelos, como modelos de árvores binomiais e trinomiais, que também são comumente usados.
Contrato de opções.
O que é um "Contrato de Opções"
Um contrato de opções é um acordo entre duas partes para facilitar uma transação potencial no título subjacente a um preço predefinido, referido como o preço de exercício, antes da data de validade. Os dois tipos de contratos são colocados e opções de compra, que podem ser comprados para especular sobre a direção de ações ou índices de ações, ou vendidos para gerar renda.
BREAKING DOWN 'Contrato de opções'
As opções de compra podem ser compradas como uma aposta alavancada na apreciação de um estoque ou índice, enquanto as opções de compra são compradas para lucrar com declínios de preços. O comprador de uma opção de compra tem o direito, mas não a obrigação de comprar o número de ações cobertas no contrato ao preço de exercício. Os compradores têm o direito, mas não a obrigação de vender ações ao preço de exercício no contrato. Os vendedores de opções, por outro lado, são obrigados a negociar o seu lado do comércio se um comprador decidir executar uma opção de compra para comprar o título subjacente ou executar uma opção de venda para vender.
Contratos de opção de chamada.
Os termos de um contrato de opção especificam o título subjacente, o preço pelo qual o título subjacente pode ser negociado, referido como o preço de exercício e a data de validade do contrato. Um contrato padrão abrange 100 ações, mas o valor da ação pode ser ajustado por divisão de ações, dividendos especiais ou fusões.
Em uma transação de opção de chamada, uma posição é aberta quando um contrato ou contratos são adquiridos do vendedor, também conhecido como escritor. Na transação, o vendedor paga um prêmio para assumir a obrigação de vender ações ao preço de exercício. Se o vendedor detiver as ações a serem vendidas, a posição é referida como uma chamada coberta.
Por exemplo, com ações negociadas em US $ 60, um escritor de chamadas pode vender chamadas em US $ 65 com um prazo de vencimento de um mês. Se o preço da ação permanecer abaixo de US $ 65 e as opções caducarem, o gravador de chamadas mantém os compartilhamentos e pode colecionar outro prémio ao redigir chamadas novamente. Se o preço da ação aprecia um preço acima de US $ 65, referido como sendo in-the-money, o comprador chama as ações do vendedor, comprando-as em US $ 65. O comprador de chamadas também pode vender as opções se a compra das ações não for o resultado desejado.
Opções de colocação.
Os compradores de opções de venda estão especulando sobre as quedas de preços do estoque ou índice subjacente e possuem o direito de vender ações ao preço de exercício do contrato. Se o preço da ação cair abaixo do preço de exercício antes do vencimento, o comprador pode atribuir ações ao vendedor para compra no preço de exercício ou vender o contrato se as ações não forem mantidas na carteira.
GILEAD SCIENCES, INC.
A. O optante é prestar serviços valiosos à Corporação (ou a uma Entidade Relacionada), e este Contrato é executado de acordo com, e destina-se a levar a cabo os objetivos do Plano em conexão com a concessão da Corporação de um opção para Optionee.
B. Todos os termos em maiúsculas deste Contrato terão o significado que lhes é atribuído no Apêndice em anexo.
AGORA, POR ISSO, a Corporação concede uma opção à Optionee nos seguintes termos e condições:
1. Concessão de opção. A Corporação concede à pessoa identificada no Anexo I (The & # 147; Optionee & # 148;) uma opção para comprar ações ordinárias no âmbito do Plano. A data em que esta opção é concedida (a & # 147; Data de concessão & # 148;), o número de ações ordinárias compráveis sob esta opção (as & # 147; Opção Ações & # 148;), o preço de exercício a pagar por (o & # 147; Preço de exercício & # 148;), o cronograma de aquisição de direitos aplicável pelo qual esta opção deve ser adquirida e tornar-se exercível de forma incremental para as Ações de opção (a & # 147; Vesting Schedule & # 148;) e a data a ser usada para medir o prazo máximo desta opção (a & # 147; Data de expiração & # 148;) também são indicados no Anexo I anexo deste Contrato. A opção é uma opção não estatutária sob as leis do imposto de renda federal dos EUA. Os demais termos e condições que regem esta opção serão os estabelecidos neste Acordo.
2. Prazo da Opção. O prazo desta opção terá início na Data da Subvenção e permanecerá em vigor até o encerramento dos negócios no último dia útil antes da Data de Expiração especificada no Anexo I, a menos que seja rescindido mais cedo de acordo com os Parágrafos 5 ou 6 abaixo.
3. Transferibilidade limitada.
(a) Esta opção pode ser atribuída, no todo ou em parte, durante a vida útil do Optionee a uma confiança viva. A parte designada só pode ser exercida pelo Living Trust. Os termos aplicáveis à parte designada serão os mesmos que aqueles em vigor para a opção imediatamente anterior a tal atribuição e serão estabelecidos em tais documentos a serem executados pela Optionee e pelo Living Trust, conforme a Corporação julgar apropriada.
(b) Exceto pela transferibilidade limitada prevista no parágrafo 3 (a), esta opção não será transferível nem cessível por parte do Titular de Opções, exceto pelo testamento ou as leis de herança após a morte do Titular de Opções e poderá ser exercida, durante o Optário e # 146; s tempo de vida, somente por Optionee. No entanto, a Optionee pode designar uma ou mais pessoas como beneficiário ou beneficiários desta opção preenchendo o formulário de Designação Universal de Beneficiários da Corporação e preenchendo o formulário preenchido com o Departamento de Recursos Humanos da Corporação. Se o Optionee arquivar tal formulário de Designação Universal de Beneficiários e morrer enquanto estiver segurando esta opção, então esta opção será automaticamente transferida para o designado.
beneficiário ou beneficiários. Esse beneficiário ou beneficiários devem tomar a opção transferida sujeita a todos os termos e condições deste Contrato, incluindo (sem limitação) o período de tempo limitado durante o qual esta opção pode, de acordo com o parágrafo 5 abaixo, ser exercida após a morte do Optativo " .
4. Datas do Exercício. Esta opção deve ser adquirida e tornar-se exercível para as Ações de Opção em uma série de parcelas de acordo com o Cronograma de Vencimento estabelecido no Anexo I anexado. À medida que a opção se torna passível de exercício para essas parcelas, essas parcelas devem ser acumuladas e a opção permanecerá pode ser exercitado para as parcelas acumuladas até o último dia útil antes da Data de Expiração ou qualquer término antecipado do prazo da opção nos Parágrafos 5 ou 6 abaixo.
5. Cessação do Serviço. O prazo de opção especificado no Parágrafo 2 acima será rescindido (e esta opção deixará de estar pendente) antes da Data de Expiração se qualquer uma das seguintes disposições se tornar aplicável:
(a) Exceto quando expressamente disposto nas alíneas (b) a (f) deste Parágrafo 5, se a Optionee deixar de permanecer em Serviço Contínuo por qualquer motivo enquanto esta opção estiver em aberto, a Optionee terá até o fechamento do negócio na último dia útil antes do vencimento do período de 3 (três) meses a contar da data da cessação do Serviço Contínuo durante o qual exercer esta opção para qualquer uma ou todas as Ações da Opção para as quais esta opção seja adquirida e exercível no hora da cessação do Serviço Contínuo do Optometrado, mas, em nenhum caso, esta opção poderá ser exercida a qualquer momento após o fechamento do negócio no último dia útil anterior à Data de Vencimento.
(b) Caso a Optionee cesse o Serviço Contínuo em razão de sua morte enquanto esta opção estiver em aberto, então esta opção poderá ser exercida, para qualquer uma ou todas as Ações da Opção para as quais esta opção seja adquirida e exercível no momento da Cessão do Serviço Contínuo, por (i) representante pessoal do patrimônio da Optionee ou (ii) a pessoa ou pessoas para quem a opção é transferida de acordo com a vontade da Optionee ou as leis do herança após a morte do Optionee. No entanto, se a Optionee morre enquanto mantém essa opção e tem uma designação de beneficiário efetiva em vigor para essa opção no momento de sua morte, o beneficiário ou beneficiários designados terão o direito exclusivo de exercer essa opção seguindo as opções da Optionee. morte. Qualquer direito de exercer essa opção expirará, e essa opção deixará de estar em vigor, no fechamento dos negócios no último dia útil anterior à (i) a expiração do período de 12 (doze) meses aferido de a data da morte da Optionee ou (ii) a Data de Expiração. Após o término de tal período de exercício limitado, esta opção será rescindida e deixará de estar em aberto para quaisquer Ações Opcionais exercíveis para as quais a opção não tenha sido exercida.
(c) Se a Opção cessar o Serviço Contínuo por motivo de Invalidez Permanente enquanto esta opção estiver em aberto, a Optionee terá até o encerramento dos negócios no último dia útil antes do vencimento do período de 12 (doze) meses a contar da data da cessação do Serviço Contínuo durante o qual para exercer esta opção para qualquer ou todas as Ações de opção para as quais esta opção é adquirida e exercitável no momento da cessação do Serviço Contínuo. Em nenhum caso, no entanto, essa opção poderá ser exercida a qualquer momento após o fechamento do negócio no último dia útil anterior à Data de Vencimento.
(d) Exceto se for de outra forma impedido pelas Leis Aplicáveis, deve (i) optar por cessar o Serviço Contínuo após a conclusão de pelo menos três (3) anos de Serviço Contínuo e (ii) a soma da idade atingida do Optário e os anos completos de O Serviço Contínuo no momento da cessação do serviço é igual ou superior a setenta (70) anos, então o Optionee deverá ter até o encerramento do negócio no último dia útil anterior ao término do período de trinta e seis (36) meses medido a partir de a data da cessação do Serviço Contínuo durante o qual é exercida esta opção para qualquer ou todas as Ações de Opção para as quais esta opção é adquirida e exercitável no momento da cessação do Serviço Contínuo. Em nenhum caso, no entanto, essa opção poderá ser exercida a qualquer momento após o fechamento do negócio no último dia útil anterior à Data de Vencimento.
(e) O período aplicável de exercicância pós-serviço em vigor de acordo com as disposições anteriores deste parágrafo 5 será automaticamente prorrogado por um período adicional de tempo igual a qualquer intervalo dentro desse período de exercício pós-serviço durante o qual o exercício de esta opção ou a venda imediata das Ações da Opção adquiridas sob esta opção não podem ser efetuadas em conformidade com as leis de títulos federais e estaduais aplicáveis, mas em nenhum caso tal extensão resultará na continuação desta opção além do fechamento do negócio no último dia. dia útil anterior à data de expiração.
(f) Se o Serviço Contínuo do Opção for rescindido por Causa, ou se Optionee se envolver em qualquer outra conduta, enquanto estiver em Serviço Contínuo ou após a cessação do Serviço Contínuo, isso é materialmente prejudicial para o negócio ou assuntos da Corporação (ou qualquer Entidade Relacionada), conforme determinado a critério exclusivo do Administrador, esta opção, independentemente de ser adquirida e exercitável no momento, terminará imediatamente e deixará de estar pendente.
(g) During the limited period of post-service exercisability provided under this Paragraph 5, this option may not be exercised in the aggregate for more than the number of Option Shares for which this option is at the time vested and exercisable. Except to the extent (if any) specifically authorized by the Administrator pursuant to an express written agreement with the Optionee, this option shall not vest or become exercisable for any additional Option Shares, whether pursuant to the normal Vesting Schedule set forth in attached Schedule I or the special vesting acceleration provisions of Paragraph 6 below, following Optionees cessation of Continuous Service. Upon the expiration of such limited exercise period or (if earlier) upon the close of business on the last business day prior to the Expiration Date, this option shall terminate and cease to be outstanding for any exercisable Option Shares for which the option has not otherwise been exercised.
6. Special Acceleration of Option .
(a) This option, to the extent outstanding at the time of an actual Change in Control but not otherwise fully exercisable, shall automatically accelerate so that this option shall, immediately prior to the effective date of such Change in Control, become exercisable for all of the Option Shares at the time subject to this option and may be exercised for any or all of those Option Shares as fully vested shares of Common Stock. However, this option shall not become exercisable on such an accelerated basis if and to the extent: (i) this.
option is to be assumed by the successor corporation (or parent thereof) or is otherwise to continue in full force and effect pursuant to the terms of the Change in Control transaction, (ii) this option is to be replaced with an economically-equivalent substitute award or (iii) this option is to be replaced with a cash retention program of the successor corporation which preserves the spread existing at the time of the Change in Control on any Option Shares for which this option is not otherwise at that time vested and exercisable (the excess of the Fair Market Value of those Option Shares over the aggregate Exercise Price payable for such shares) and provides for the subsequent vesting and concurrent payout of that spread in accordance with the same Vesting Schedule for those Option Shares as set forth in attached Schedule I.
(b) Immediately following the consummation of the Change in Control, this option shall terminate and cease to be outstanding, except to the extent assumed by the successor corporation (or parent thereof) or otherwise continued in effect pursuant to the terms of the Change in Control transaction.
(c) If this option is assumed in connection with a Change in Control or otherwise continued in effect, then this option shall be appropriately adjusted, immediately after such Change in Control, to apply to the number and class of securities into which the shares of Common Stock subject to this option would have been converted in consummation of such Change in Control had those shares actually been outstanding at the time. Appropriate adjustments shall also be made to the Exercise Price, provided the aggregate Exercise Price shall remain the same. To the extent the actual holders of the Corporations outstanding Common Stock receive cash consideration for their Common Stock in consummation of the Change in Control, the successor corporation may, in connection with the assumption or continuation of this option but subject to the Administrators approval, substitute one or more shares of its own common stock with a fair market value equivalent to the cash consideration paid per share of Common Stock in such Change in Control, provided such common stock is readily tradable on an established U. S. securities exchange or market.
(d) If this option is assumed or otherwise continued in effect in connection with a Change in Control or replaced with an economically-equivalent award or a cash retention program in accordance with Paragraph 6(a) above, then:
(i) the option (or such economically equivalent award) shall vest and become immediately exercisable for all of the Option Shares or other securities at the time subject to the option (or such award) and may, within the applicable exercise period under Paragraph 5, be exercised for any or all of those Option Shares or other securities as fully vested shares or securities, or.
(ii) the balance credited to Optionee under any cash retention program established pursuant to Paragraph 6(a) shall immediately be paid to Optionee in a lump sum, subject to the Corporations collection of all applicable Withholding Taxes;
if, within the period beginning with the execution date of the definitive agreement for the Change in Control transaction and ending with the earlier of (i) the termination of that definitive agreement without the consummation of such Change in Control or (ii) the expiration of the.
Applicable Acceleration Period following the consummation of such Change in Control, Optionees Continuous Service terminates due to an involuntary termination (other than for death or Permanent Disability) without Cause or a voluntary termination by Optionee due to Constructive Termination.
(e) This Agreement shall not in any way affect the right of the Corporation to adjust, reclassify, reorganize or otherwise change its capital or business structure or to merge, consolidate, dissolve, liquidate or sell or transfer all or any part of its business or assets.
7. Adjustment in Option Shares . Should any change be made to the Common Stock by reason of any stock split, stock dividend, recapitalization, combination of shares, exchange of shares, spin-off transaction, or other change affecting the outstanding Common Stock as a class without the Corporations receipt of consideration, or should the value of outstanding shares of Common Stock be substantially reduced as a result of a spin-off transaction or an extraordinary dividend or distribution, or should there occur any merger, consolidation or other reorganization, then equitable and proportional adjustments shall be made by the Administrator to (i) the total number and/or class of securities subject to this option and (ii) the Exercise Price. The adjustments shall be made in such manner as the Administrator deems appropriate in order to reflect such change and thereby prevent the dilution or enlargement of benefits hereunder, and those adjustments shall be final, binding and conclusive upon Optionee and any other person or persons having an interest in the option. In the event of any Change in Control transaction, the adjustment provisions of Paragraph 6(c) above shall be controlling.
8. Stockholder Rights . The holder of this option shall not have any stockholder rights with respect to the Option Shares until such person shall have exercised the option, paid the Exercise Price and become a holder of record of the purchased shares.
9. Manner of Exercising Option .
(a) In order to exercise this option with respect to all or any part of the Option Shares for which this option is at the time exercisable, Optionee (or any other person or persons exercising the option) must take the following actions:
(i) Execute and deliver to the Corporation a Notice of Exercise as to the Option Shares for which the option is exercised or comply with such other procedures as the Corporation may establish for notifying the Corporation, either directly or through an on-line internet transaction with a brokerage firm authorized by the Corporation to effect such option exercises, of the exercise of this option for one or more Option Shares. Copies of the Notice of Exercise may be obtained from the Corporations intranet at gnet/finance/doc/noe. doc.
(ii) Pay the aggregate Exercise Price for the purchased shares in one or more of the following forms:
(A) cash or check made payable to the Corporation; ou.
(B) through a special sale and remittance procedure pursuant to which Optionee (or any other person or persons exercising the option) shall concurrently provide irrevocable instructions (i) to a brokerage firm (reasonably satisfactory to the Corporation for purposes of administering such procedure in accordance with the Corporations pre-clearance/pre-notification policies) to effect the immediate sale of all or a sufficient portion of the purchased shares so that such brokerage firm can remit to the Corporation, on the settlement date, sufficient funds out of the resulting sale proceeds to cover the aggregate Exercise Price payable for all the purchased shares plus all applicable Withholding Taxes and (ii) to the Corporation to deliver the certificates for the purchased shares directly to such brokerage firm on such settlement date.
Except to the extent the sale and remittance procedure is utilized in connection with the option exercise, payment of the Exercise Price must accompany the Notice of Exercise (or other notification procedure) delivered to the Corporation in connection with the option exercise.
(iii) Furnish to the Corporation appropriate documentation that the person or persons exercising the option (if other than Optionee) have the right to exercise this option.
(iv) Make appropriate arrangements with the Corporation (or Parent or Subsidiary employing or retaining Optionee) for the satisfaction of all applicable Withholding Taxes.
(b) As soon as practical after the Exercise Date, the Corporation shall issue to or on behalf of Optionee (or any other person or persons exercising this option) a certificate for the purchased Option Shares (either in paper or electronic form), with the appropriate legends affixed thereto.
(c) In no event may this option be exercised for any fractional shares.
10. Compliance with Laws and Regulations .
(a) The exercise of this option and the issuance of the Option Shares upon such exercise shall be subject to compliance by the Corporation and Optionee with all Applicable Laws relating thereto.
(b) The inability of the Corporation to obtain approval from any regulatory body having authority deemed by the Corporation to be necessary to the lawful issuance and sale of any Common Stock pursuant to this option shall relieve the Corporation of.
any liability with respect to the non-issuance or sale of the Common Stock as to which such approval shall not have been obtained. The Corporation, however, shall use its best efforts to obtain all such approvals.
11. Successors and Assigns . Except to the extent otherwise provided in Paragraphs 3 and 6 above, the provisions of this Agreement shall inure to the benefit of and be binding upon the Corporation and its successors and assigns and Optionee, Optionees assigns, the legal representatives, heirs and legatees of Optionees estate and any beneficiaries of this option designated by Optionee.
12. Notices . Any notice required to be given or delivered to the Corporation under the terms of this Agreement shall be in writing and addressed to the Corporation at its principal corporate offices. Any notice required to be given or delivered to Optionee shall be in writing and addressed to Optionee at the most current address then indicated for Optionee on the Corporations employee records or shall be delivered electronically to Optionee through the Corporations electronic mail system or through an on-line brokerage firm authorized by the Corporation to effect option exercises through the internet. All notices shall be deemed effective upon personal delivery or delivery through the Corporations electronic mail system or upon deposit in the U. S. mail, postage prepaid and properly addressed to the party to be notified.
13. Construction . This Agreement and the option evidenced hereby are made and granted pursuant to the Plan and are in all respects limited by and subject to the terms of the Plan. In the event of any conflict between the provisions of this Agreement and the terms of the Plan, the terms of the Plan shall be controlling. All decisions of the Administrator with respect to any question or issue arising under the Plan or this Agreement shall be conclusive and binding on all persons having an interest in this option.
14. Governing Law . The interpretation, performance and enforcement of this Agreement shall be governed by the laws of the State of California without resort to Californias conflict-of-laws rules.
15. Excess Shares . If the Option Shares covered by this Agreement exceed, as of the Grant Date, the number of shares of Common Stock which may without stockholder approval be issued under the Plan, then this option shall be void with respect to those excess shares, unless stockholder approval of an amendment sufficiently increasing the number of shares of Common Stock issuable under the Plan is obtained in accordance with the provisions of the Plan. In no event shall the option be exercisable with respect to any of the excess Option Shares unless and until such stockholder approval is obtained.
16. Leaves of Absence . The following provisions shall govern leaves of absence, except to the extent the application of such provisions to Optionee would contravene Applicable Laws.
(a) For purposes of this Agreement, Optionees Continuous Service shall not be deemed to cease during any period for which Optionee is on a military leave, sick leave or other personal leave approved by the Corporation. However, Optionee shall not receive any Continuous Service credit, for purposes of vesting in this option and the Option Shares.
pursuant to the Vesting Schedule set forth in attached Schedule I, for any period of such leave of absence, except to the extent otherwise required by law or pursuant to the following policy:
- Optionee shall receive Continuous Service credit for such vesting purposes for (i) the first three (3) months of an approved personal leave of absence or (ii) the first seven (7) months of any bona fide leave of absence (other than an approved personal leave), but in no event beyond the expiration date of such leave of absence.
(b) In no event shall Optionee be deemed to remain in Continuous Service at any time after the earlier of (i) the expiration date of his or her leave of absence, unless Optionee returns to active Continuous Service on or before that date, or (ii) the date Optionees Continuous Service actually terminates by reason of his or her voluntary or involuntary termination or by reason of his or her death or disability.
17. Employment at Will . Nothing in this Agreement or in the Plan shall confer upon Optionee any right to remain in Employee status for any period of specific duration or interfere with or otherwise restrict in any way the rights of the Corporation (or any Related Entity employing Optionee) or of Optionee, which rights are hereby expressly reserved by each, to terminate Optionees Employee status at any time for any reason, with or without Cause.
18. Plan Prospectus . The official prospectus for the Plan is available on the Corporations intranet at: gnet/HR/stocks_new. asp . Optionee may also obtain a printed copy of the prospectus by contacting Stock Administration either through the internet at stockadministrationgilead or by telephoning 650-522-5517.
19. Optionee Acceptance . Optionee must accept the terms and conditions of this Agreement either electronically through the electronic acceptance procedure established by the Corporation or through a written acceptance delivered to the Corporation in a form satisfactory to the Corporation. In no event shall this option be exercised in the absence of such acceptance.
IN WITNESS WHEREOF, Gilead Sciences, Inc. has caused this Agreement to be executed on its behalf by its duly-authorized officer on the day and year first indicated above.
The following definitions shall be in effect under the Agreement:
A. Administrator shall mean the Compensation Committee of the Board (or a subcommittee thereof) acting in its capacity as administrator of the Plan.
B. Agreement shall mean this Stock Option Agreement.
C. Applicable Acceleration Period shall have the meaning assigned to such term in Section 2(b) of the Plan and shall be determined on the basis of Optionees status on the Grant Date.
D. Applicable Laws shall mean the legal requirements related to the Plan and the option under applicable provisions of the federal securities laws, state corporate and state securities laws, the Code, the rules of any applicable Stock Exchange on which the Common Stock is listed for trading, and the rules of any non-U. S. jurisdiction applicable to options granted to residents therein.
E. Board shall mean the Corporations Board of Directors.
F. Cause shall, for purposes of Paragraph 5 of the Agreement, mean the termination of Optionees Continuous Service as a result of Optionees (i) performance of any act, or failure to perform any act, in bad faith and to the detriment of the Corporation or a Related Entity; (ii) dishonesty, intentional misconduct, material violation of any applicable Corporation or Related Entity policy, or material breach of any agreement with the Corporation or a Related Entity; or (iii) commission of a crime involving dishonesty, breach of trust, or physical or emotional harm to any person. However, for purposes of Paragraph 6(d) of the Agreement, Cause shall mean the termination of Optionees Continuous Service as a result of Optionees (a) conviction of, a guilty plea with respect to, or a plea of nolo contendere to, a charge that Optionee has committed a felony under the laws of the United States or of any State or a crime involving moral turpitude, including (without limitation) fraud, theft, embezzlement or any crime that results in or is intended to result in personal enrichment to Optionee at the expense of the Corporation or a Related Entity; (b) material breach of any agreement entered into between Optionee and the Corporation or a Related Entity that impairs the Corporations or the Related Entitys interest therein; (c) willful misconduct, significant failure to perform his or her duties or gross neglect of his or her duties; or (d) engagement in any activity that constitutes a material conflict of interest with the Corporation or a Related Entity.
G. Change in Control shall mean a change in ownership or control of the Corporation effected through any of the following transactions:
(i) a merger, consolidation or other reorganization approved by the Corporations stockholders, unless securities representing more than fifty percent (50%) of the total combined voting power of the voting securities of the.
successor corporation are immediately thereafter beneficially owned, directly or indirectly and in substantially the same proportion, by the persons who beneficially owned the Corporations outstanding voting securities immediately prior to such transaction;
(ii) a sale, transfer or other disposition of all or substantially all of the Corporations assets;
(iii) the closing of any transaction or series of related transactions pursuant to which any person or any group of persons comprising a group within the meaning of Rule 13d-5(b)(1) of the 1934 Act (other than the Corporation or a person that, prior to such transaction or series of related transactions, directly or indirectly controls, is controlled by or is under common control with the Corporation) becomes directly or indirectly (whether as a result of a single acquisition or by reason of one or more acquisitions within the twelve - (12) month period ending with the most recent acquisition) the beneficial owner (within the meaning of Rule 13d-3 of the 1934 Act) of securities possessing (or convertible into or exercisable for securities possessing) more than fifty percent (50%) of the total combined voting power of the Corporations outstanding securities (as measured in terms of the power to vote with respect to the election of Board members) outstanding immediately after the consummation of such transaction or series of related transactions, whether such transaction involves a direct issuance from the Corporation or th e acquisition of outstanding securities held by one or more of the Corporations existing stockholders; ou.
(iv) a change in the composition of the Board over a period of twelve (12) consecutive months or less such that a majority of the Board members ceases, by reason of one or more contested elections for Board membership, to be comprised of individuals who either (a) have been Board members continuously since the beginning of such period or (b) have been elected or nominated for election as Board members during such period by at least a majority of the Board members described in clause (A) above who were still in office at the time the Board approved such election or nomination.
In no event, however, shall a Change in Control be deemed to occur upon a merger, consolidation or other reorganization effected primarily to change the State of the Corporations incorporation or to create a holding company structure pursuant to which the Corporation becomes a wholly-owned subsidiary of an entity whose outstanding voting securities immediately after its formation are beneficially owned, directly or indirectly, and in substantially the same proportion, by the persons who beneficially owned the Corporations outstanding voting securities immediately prior to the formation of such entity.
H. Code shall mean the Internal Revenue Code of 1986, as amended.
I. Common Stock shall mean shares of the Corporations common stock.
J. Constructive Termination shall have the meaning assigned to such term in Section 11(d) of the Plan.
K. Consultant shall mean any person, including an advisor, who is compensated by the Corporation or any Related Entity for services performed as a non-employee consultant; provided, however, that the term Consultant shall not include non-employee Directors serving in their capacity as Board members. The term Consultant shall include a member of the board of directors of a Related Entity.
L. Continuous Service shall mean the performance of services for the Corporation or a Related Entity (whether now existing or subsequently established) by a person in the capacity of an Employee, Director or Consultant. For purposes of this Agreement, Optionee shall be deemed to cease Continuous Service immediately upon the occurrence of either of the following events: (i) Optionee no longer performs services in any of the foregoing capacities for the Corporation or any Related Entity or (ii) the entity for which Optionee is performing such services ceases to remain a Related Entity of the Corporation, even though Optionee may subsequently continue to perform services for that entity. In jurisdictions requiring notice in advance of an effective termination of Optionees service as an Employee, Director or Consultant, Continuous Service shall be deemed terminated upon the actual cessation of such service to the Corporation or a Related Entity notwithstanding any required notice period that must be fulfilled before Optionees termination as an Employee, Director or Consultant can be effective under Applicable Laws.
M. Corporation shall mean Gilead Sciences, Inc., a Delaware corporation, and any successor corporation to all or substantially all of the assets or voting stock of Gilead Sciences, Inc. which shall by appropriate action adopt the Plan.
N. Director shall mean a member of the Board.
O. Employee shall mean an individual who is in the employ of the Corporation (or any Related Entity), subject to the control and direction of the employer entity as to both the work to be performed and the manner and method of performance.
P. Exercise Date shall mean the date on which the option shall have been exercised in accordance with Paragraph 9 of the Agreement.
Q. Exercise Price shall mean the exercise price payable per Option Share as specified in attached Schedule I.
R. Expiration Date shall mean the date specified on attached Schedule I for measuring the maximum term for which the option may remain outstanding.
S. Fair Market Value per share of Common Stock on any relevant date shall be the closing price per share of Common Stock (or the closing bid, if no sales were reported) on that date, as quoted on the Stock Exchange that is at the time serving as the primary trading market for the Common Stock; provided, however, that if there no reported closing price or.
closing bid for that date, then the closing price or closing bid, as applicable, for the last trading date on which such closing price or closing bid was quoted shall be determinative of such Fair Market Value. The applicable quoted price shall be as reported in The Wall Street Journal or such other source as the Administrator deems reliable.
T. Grant Date shall mean the date on which the option is granted, as specified on attached Schedule I.
U. Living Trust shall mean a revocable living trust established by Optionee or by Optionee and his or her spouse of which Optionee is the sole trustee (or sole co-trustee with his or her spouse) and sole beneficiary (or sole co-beneficiary with his or her spouse) during Optionees lifetime.
V. 1934 Act shall mean the Securities Exchange Act of 1934, as amended from time to time.
W. Non-Statutory Option shall mean an option not intended to satisfy the requirements of Code Section 422.
X. Notice of Exercise shall mean the notice of option exercise in the form authorized by the Corporation.
Y. Option Shares shall mean the number of shares of Common Stock subject to the option as specified in attached Schedule I.
Z. Optionee shall mean the person identified in attached Schedule I to whom the option is granted pursuant to the Agreement.
AA. Parent shall mean a parent corporation, whether now existing or hereafter established, as defined in Section 424(e) of the Code.
BB. Permanent Disability shall mean the inability of Optionee to engage in any substantial gainful activity by reason of any medically determinable physical or mental impairment which is expected to result in death or to be of continuous duration of twelve (12) months or more.
CC. Plan shall mean the Corporations 2004 Equity Incentive Plan, as amended from time to time.
DD. Related Entity shall mean (i) any Parent or Subsidiary of the Corporation and (ii) any corporation in an unbroken chain of corporations beginning with the Corporation and ending with the corporation in the chain for which Optionee provides services as an Employee, Director or Consultant, provided each corporation in such chain owns securities representing at least twenty percent (20%) of the total outstanding voting power of the outstanding securities of another corporation or entity in such chain and there is a legitimate non-tax business purpose for making this option grant to Optionee.
EE. Stock Exchange shall mean the American Stock Exchange, the Nasdaq Global or Global Select Market or the New York Stock Exchange.
FF. Subsidiary shall mean a subsidiary corporation, whether now existing or hereafter established, as defined in Section 424(f) of the Code.
GG. Vesting Schedule shall mean the schedule set forth in attached Schedule I, pursuant to which the option is to vest and become exercisable for the Option Shares in a series of installments over Optionees period of Continuous Service.
HH. Withholding Taxes shall mean the federal, state, local and/or foreign income taxes and the employee portion of the federal, state, local and/or foreign employment taxes required to be withheld by the Corporation in connection with the exercise of the option.
OPTION GRANT SPECIFICS.
Total Number of Option Shares: «SHARES_GRANTED»
The option will vest and become exercisable for the number of Option Shares noted on the first line above on the first anniversary of the Grant Date, as noted by the date listed under Full Vest Date. With respect to each subsequent line, the option will vest and become exercisable for the listed Option Shares in equal quarterly installments, beginning one quarter after the Full Vest Date on the previous line and ending on the corresponding Full Vest Date for the listed Option Shares at issue. Fractional shares will be rounded down to the nearest whole number.
Opções básicas: como as opções funcionam.
Os contratos de opções são essencialmente as probabilidades de preços de eventos futuros. Quanto mais provável é que ocorra algo, mais caro uma opção seria os lucros desse evento. Essa é a chave para entender o valor relativo das opções.
Tomemos como exemplo genérico uma opção de compra na International Business Machines Corp. (IBM) com um preço de exercício de US $ 200; A IBM atualmente comercializa US $ 175 e expira em 3 meses. Lembre-se, a opção de compra oferece o direito, mas não a obrigação, de comprar ações da IBM em US $ 200 em qualquer ponto dos próximos 3 meses. Se o preço da IBM sobe acima de US $ 200, então você "ganha". Não importa que não conheçamos o preço desta opção por enquanto - o que podemos dizer com certeza, é a mesma opção que expira não em 3 meses, mas em 1 mês custará menos porque as chances de qualquer coisa ocorrer dentro de um intervalo mais curto são menores. Da mesma forma, a mesma opção que expira em um ano custará mais. É também por isso que as opções experimentam decadência no tempo: a mesma opção valerá menos amanhã do que hoje se o preço do estoque não se mover.
Voltando ao nosso prazo de 3 meses, outro fator que aumentará a probabilidade de você "ganhar" é se o preço das ações da IBM se eleva mais perto de US $ 200 - quanto mais próximo do preço do estoque para a greve, mais provável será o evento acontecerá. Assim, à medida que o preço do activo subjacente aumenta, o preço do prémio da opção de compra também aumentará. Alternativamente, à medida que o preço diminui - e a diferença entre o preço de exercício e os preços dos ativos subjacentes se amplia - a opção custará menos. Ao longo de uma linha similar, se o preço das ações da IBM permanecer em US $ 175, a chamada com um preço de exercício de US $ 190 valerá mais do que a chamada de $ 200 - já que, novamente, as chances de o evento de $ 190 acontecer é maior que US $ 200.
Existe um outro fator que pode aumentar as chances de que o evento que queremos acontecer ocorrerá - se a volatilidade do subjacente aumentar. Algo que tem maiores elevações de preços - tanto para cima como para baixo - aumentará as chances de um evento acontecer. Portanto, quanto maior a volatilidade, maior o preço da opção. A negociação de opções e a volatilidade estão intrinsecamente ligadas entre si desta forma.
Com isso em mente, consideremos um exemplo hipotético. Digamos que, em 1º de maio, o preço das ações da Cory's Tequila Co. (CTQ) é de US $ 67 e o prêmio (custo) é de US $ 3,15 para uma Chamada de 70 de julho, o que indica que o vencimento é a terceira sexta-feira de julho eo preço de exercício é $ 70. O preço total do contrato foi de $ 3.15 x 100 = $ 315. Na realidade, você também deve ter em conta as comissões, mas as ignoraremos para esse exemplo. Na maioria das bolsas dos EUA, um contrato de opção de compra de ações é a opção de comprar ou vender 100 ações; É por isso que você deve multiplicar o contrato por 100 para obter o preço total. O preço de exercício de US $ 70 significa que o preço das ações deve subir acima de US $ 70 antes que a opção de compra valha qualquer coisa; Além disso, como o contrato é de US $ 3,15 por ação, o preço de compensação seria de US $ 73,15.
Três semanas depois, o preço das ações é de US $ 78. O contrato de opções aumentou juntamente com o preço das ações e agora vale US $ 8,25 x 100 = US $ 825. Subtrair o que você pagou pelo contrato e seu lucro é ($ 8.25 - $ 3.15) x 100 = $ 510. Você quase dobrou nosso dinheiro em apenas três semanas! Você pode vender suas opções, que é chamado de "fechar sua posição", e tirar seus lucros - a menos que, é claro, você acha que o preço das ações continuará a subir. Por causa deste exemplo, digamos que o deixamos montar.
Até o prazo de validade, o preço da CTQ cai para US $ 62. Porque isso é menor que o preço de exercício de US $ 70 e não há tempo restante, o contrato de opção é inútil. Agora, estamos com o custo premium original de US $ 315.
Para recapitular, aqui está o que aconteceu com nosso investimento em opções:
Até agora, falamos sobre opções como o direito de comprar ou vender (exercer) o bem subjacente. Isso é verdade, mas, na realidade, a maioria das opções não é realmente exercida. No nosso exemplo, você poderia ganhar dinheiro exercitando em US $ 70 e depois vendendo o estoque de volta no mercado em US $ 78 para um lucro de US $ 8 por ação. Você também pode manter o estoque, sabendo que você conseguiu comprá-lo com desconto no valor presente. No entanto, a maioria dos detentores de tempo optam por tomar seus lucros através da negociação (encerramento) de sua posição. Isso significa que os detentores vendem suas opções no mercado, e os escritores compram suas posições de volta ao fechamento. De acordo com o CBOE, apenas cerca de 10% das opções são exercidas, 60% são negociadas (fechadas) e 30% expiram sem valor.
Neste ponto, vale a pena explicar mais sobre o preço das opções. No nosso exemplo, o prémio (preço) da opção foi de $ 3.15 a $ 8.25. Essas flutuações podem ser explicadas pelo valor intrínseco e pelo valor extrínseco, também conhecido como valor do tempo. O prémio de uma opção é a combinação de seu valor intrínseco e seu valor de tempo. O valor intrínseco é o montante em dinheiro, que, para uma opção de compra, significa que o preço da ação é igual ao preço de exercício. O valor do tempo representa a possibilidade de a opção aumentar de valor. Consulte o início desta seção do turorial: quanto mais provável ocorrer um evento, mais caro a opção. Este é o valor extrínseco, ou de tempo. Então, o preço da opção em nosso exemplo pode ser considerado como o seguinte:
Nas opções da vida real quase sempre trocam em algum nível acima do seu valor intrínseco, porque a probabilidade de ocorrência de um evento nunca é absolutamente zero, mesmo que seja altamente improvável. Se você está se perguntando, nós simplesmente escolhemos os números desse exemplo fora do ar para demonstrar como as opções funcionam.
Uma breve palavra sobre o preço das opções. Como já vimos, o preço relativo de uma opção tem a ver com as chances de que um evento aconteça. Mas, para colocar um preço absoluto em uma opção, um modelo de precificação deve ser usado. O modelo mais conhecido é o modelo Black-Scholes-Merton, que foi derivado na década de 1970, e para o qual o prêmio Nobel de economia foi premiado. Desde então surgiram outros modelos, como modelos de árvores binomiais e trinomiais, que também são comumente usados.
Contrato de opções.
O que é um "Contrato de Opções"
Um contrato de opções é um acordo entre duas partes para facilitar uma transação potencial no título subjacente a um preço predefinido, referido como o preço de exercício, antes da data de validade. Os dois tipos de contratos são colocados e opções de compra, que podem ser comprados para especular sobre a direção de ações ou índices de ações, ou vendidos para gerar renda.
BREAKING DOWN 'Contrato de opções'
As opções de compra podem ser compradas como uma aposta alavancada na apreciação de um estoque ou índice, enquanto as opções de compra são compradas para lucrar com declínios de preços. O comprador de uma opção de compra tem o direito, mas não a obrigação de comprar o número de ações cobertas no contrato ao preço de exercício. Os compradores têm o direito, mas não a obrigação de vender ações ao preço de exercício no contrato. Os vendedores de opções, por outro lado, são obrigados a negociar o seu lado do comércio se um comprador decidir executar uma opção de compra para comprar o título subjacente ou executar uma opção de venda para vender.
Contratos de opção de chamada.
Os termos de um contrato de opção especificam o título subjacente, o preço pelo qual o título subjacente pode ser negociado, referido como o preço de exercício e a data de validade do contrato. Um contrato padrão abrange 100 ações, mas o valor da ação pode ser ajustado por divisão de ações, dividendos especiais ou fusões.
Em uma transação de opção de chamada, uma posição é aberta quando um contrato ou contratos são adquiridos do vendedor, também conhecido como escritor. Na transação, o vendedor paga um prêmio para assumir a obrigação de vender ações ao preço de exercício. Se o vendedor detiver as ações a serem vendidas, a posição é referida como uma chamada coberta.
Por exemplo, com ações negociadas em US $ 60, um escritor de chamadas pode vender chamadas em US $ 65 com um prazo de vencimento de um mês. Se o preço da ação permanecer abaixo de US $ 65 e as opções caducarem, o gravador de chamadas mantém os compartilhamentos e pode colecionar outro prémio ao redigir chamadas novamente. Se o preço da ação aprecia um preço acima de US $ 65, referido como sendo in-the-money, o comprador chama as ações do vendedor, comprando-as em US $ 65. O comprador de chamadas também pode vender as opções se a compra das ações não for o resultado desejado.
Opções de colocação.
Os compradores de opções de venda estão especulando sobre as quedas de preços do estoque ou índice subjacente e possuem o direito de vender ações ao preço de exercício do contrato. Se o preço da ação cair abaixo do preço de exercício antes do vencimento, o comprador pode atribuir ações ao vendedor para compra no preço de exercício ou vender o contrato se as ações não forem mantidas na carteira.
No comments:
Post a Comment